Hotline Miami é sem a menor dúvida um dos meus VIDEO GAMES favoritos.

Com uma mecânica viciante, uma estética retrô futurista estimulante e uma trilha sonora banger, hotline miami conquistou-me sem muito esforço. Antes de começar a jogá-lo eu estava esperando um “twin-stick shooter”, mais voltado a ação que um shoot 'em up proporciona mesmo. Mas indo sentido contrário do que eu esperava, o jogo se mostrou mais como um quebra cabeça que me forçava a repetir várias vezes uma mesma fase a fim de encontrar a rota a qual eu melhor me adaptava.

Todo esse processo de ter que experimentar até encontrar o melhor caminho e a ordem correta de quais inimigos priorizar é 100% beneficiado pela sonoridade que adota não unicamente, mas predominantemente, estilos como synthwave e darksynth que colaboram e muito com a imersão e estado de flow que só é quebrado ao fim da fase, quando a música perde espaço para um súbito ruído branco que te acompanha até a saída do estabelecimento, momento o qual você se da conta do estrago que cometeu violentamente quase que sem nem perceber.

Eu sinto que este estado de flow que o jogador se imerge é usado pelo próprio jogo de maneira cínica como uma arma que dispara em formato da clássica pergunta “você gosta de machucar outras pessoas?”. Uma tentativa de nos provocar a refletir se somos mentalmente insanos por sentir tanto prazer ao cometer os vários assassinatos durante toda essa viagem. Te provoca ao mesmo tempo que seduz todos os seus sentidos, te forçando a esquecer da violência e encarar naturalmente o que está em sua frente de maneira fria e mecânica, como um puro arcade mesmo. Durante esse flow, a última coisa que você se importa é com a violência. O que você quer é curtir o som e terminar essa fase de video game.

A minha resposta para essa pergunta é: NÃO, eu não gosto de machucar outras pessoas (e sei que machucar as pessoas não funciona assim).

Mas sabe do que eu gosto? Eu gosto do que Hotline Miami me proporcionou quanto a diversão, desafio e exposição a artistas musicais como M.O.O.N, Jasper Byrne, Scattle, Perturbator e o queridíssimo El Huervo.

~

Minha humilde presença na internet entrega o quanto gosto desse jogo, então não é mistério para ninguém a razão das 5 estrelas. Por tanto recomendá-lo e por ter usado em meu perfil durante muito tempo uma arte do Jacket usando a máscara Richard (uma máscara de galo), recebi o apelido de Cabeça de Galinha, o qual eu acatei e guardo com carinho haha 🐔.

Reviewed on Sep 08, 2023


Comments