O que comentar sobre Prey? Um jogo Triple A que segue o formato dos Immersive Sims. Jogos focados em dar ao jogador um ambiente imersivo e amplo o bastante para que o mesmo possa explorar e completar seus objetivos da maneira que achar melhor.

Falando rapidamente sobre a jogabilidade. Ela é bem simples, porém bastante consistente. Um shooter com poderes especiais, assim como os demais jogos desenvolvidos pela Arkane, e assim como seus irmãos, em Prey você pode usar de todos os meios que o jogo lhe da para passar das missões e explorar o cenário. Utilizando furtividade, atacando de maneira agressiva, usando o cenário a seu favor ou com o auxílio de habilidades poderosas que podem ser desbloqueadas enquanto se joga.

Em alguns momentos o jogo quase se transforma em um Survival Horror, a quantidade escassa de munição, os inimigos sempre muito mais fortes do que o jogador e o ambiente melancólico em que você se encontra consegue te deixar mais apreensivo do que muito jogo de terror por aí.

A narrativa de Prey é contada de maneira não intrusiva. Isso é, se você apenas seguir a main quest do jogo, ainda assim você vai perder muitas informações essenciais para o entendimento completo da narrativa. Aqui, o brilho está em ler as files espalhadas pela estação espacial Talos I. Durante toda sua aventura pelo ambiente hostil do jogo, você vai encontrar e-mails, documentos, gravações e anotações que de pouco em pouco vão esclarecendo todas as perguntas e lentamente montando a narrativa.

Existem inúmeros motivos para se jogar esse jogo, porém para mim, o que com certeza fez eu ficar preso do começo ao fim enquanto jogava, foi a liberdade de exploração de cenário e narrativa. Em inúmeros momentos eu me via mais interessado em explorar e descobrir coisas na Talos I do que efetivamente continuar com a história principal.

Prey é um jogo que provavelmente muitos já ouviram falar, porem poucos realmente pegaram para jogar. Não é difícil encontrar alguém comentando sobre o fracasso que o jogo teve, o que é uma pena já que ele proporciona uma experiência bastante única e difícil de se encontrar na indústria hoje em dia.

Reviewed on Sep 23, 2023


Comments