Na minha opinião, esse jogo é um exemplo perfeito de jogo mediano. A história é bem sem graça (não sei se alguém realmente se envolveu com o enredo desse jogo), o jogo é lento (vou explicar) e apesar da porra do nome ser 'sniper elite', o jogo te força a usar o stealth pra não se fuder bonito ou pelo menos não se frustrar.

Quando eu digo que o jogo é lento, eu quero dizer que a maioria das ações que você faz são demoradas. Desde plantar uma bomba a recarregar uma arma. Tudo demora pra ser executado e isso pode acabar frustrando (foi o meu caso).

O jogo é curto, completei ele em 9 horas, pois eu sou incompetente, mas a duração média do jogo (sem DLC) é de 4 a 5 horas. Ainda assim, mesmo sendo um jogo curto, eu rapidamente fiquei entediado e frustrado com a demora que o protagonista tem pra fazer quase tudo.

Outra coisa chata é a questão do stealth. Eu sei que faz parte do trabalho de um sniper agir com furtividade, mas se o nome do jogo é 'Sniper Elite', então o mínimo seria permitir o jogador a usar e abusar do rifle de precisão e dar os famosos tiros com slow motion e x-ray característicos da franquia. Inclusive, eu vi alguém comentar uma frase que definiu minha gameplay e a de muitos com certeza nesse jogo (para meu desprazer): esse jogo deveria se chamar 'Welrod Elite', pois o tanto de vezes que você pode precisar recorrer à essa arma pra resolver os problemas com furtividade não é brincadeira.

Isso parece até Dishonored (jogo que eu amo e é um dos meus jogos favoritos): as melhores mecânicas do jogo pertencem a jogabilidade de Alto-Caos (matar todo mundo e, de preferência, sendo visto). Porém, esse jogo obriga o jogador a ser stealth e poupar os inimigos, fazendo o jogador perder toda a alta gama de possibilidades e dopamina que só uma gameplay Alto-Caos proporciona.

Isso também acontece (mais ou menos) com Sniper Elite III. Se você optar por usar o rifle ao invés de outras armas silenciosas e o stealth, talvez você sofra com a jogabilidade. Usar o rifle de sniper é muito bacana e funciona bem, mas usar as outras armas é uma outra história. É tudo muito estranho, parece mal feito e difícil de controlar (não deveria ser assim, esse jogo não é um Hell Let Loose da vida).

Outra coisa que me deixou bem desanimado foi a história do jogo. Ela simplesmente não me empolgou, nem no começo. Eu basicamente só via os objetivos da missão, fazia, ia embora, e pulava a cutscene, pois a história me foi muito entediante.

O protagonista é o tal fodão mestre das snipadas, mas que tem dificuldade pra usar outras armas que não sejam rifles de precisão. O maluco tem uma voz foda de protagonista brabo de filme de ação, mas tem um carisma tão grande quanto o de uma lagartixa morta. Até o Doomguy, que não fala nos jogos do Doom tem mais carisma que o protagonista de Sniper Elite III (que até hoje nem sei o nome dele).

Enfim, achei esse jogo interessante no começo, pois eu joguei ele sem conhecer nada da franquia a não ser os x-rays e slow motions dos tiros de sniper. Eu nem joguei o Sniper Elite 1 e V2. Porém, já na missão 2 eu comecei a ficar entediado, e depois foi só ladeira abaixo.

Jogar com o rifle é bastante divertido, mas de resto é chato e mal feito. Espero que os próximos jogos sejam mais divertidos que o 3°.

Reviewed on Aug 09, 2023


2 Comments


9 months ago

Tua análise é perfeita, Welrod Elite define muito bem o jogo.
Joguei o 4 depois só pra ver a evolução se compensava jogar e pelos primeiros 40 minutos apresenta uma melhora grande, mas vou deixar de lado pq o 3 me cansou bastante, primeira missão tinha achando muito bom, depois quando aumentou o desafio e o jogo começou a exigir mais coisas sem te dar ferramentas interessantes e agradáveis de se usar foi ficando cansativo. Sem falar o quão são imprecisa as armas, atirar com aquela pistola é um show de horrores e PRA QUE um panzer no final de toda missão PRA QUE!!!

9 months ago

Exatamente mano. É muito sofrível usar as outras armas, como a pistola e a thompson. Fora que ter que destruir panzer toda missão era chato demais. Na penúltima missão então, que tinha que derrotar 3 mini-tanques, cada um em locais diferentes, foi muito chato.