Em todos os anos desde que comecei a jogar, poucas foram as obras que realmente me cativaram ao ponto de perder a noção do tempo e, mais raro ainda, foram aquelas que conseguiram tal feito pelo enredo. Apesar de inesperado, Unavowed entrou não só para essa lista, como também para a de jogos favoritos.

Mesmo sendo lançado em 2018, o jogo possui aquele ar de antiguidade que faz muitos jogadores sonharem com os momentos de nostalgia e a soundtrack com foco em jazz permite ainda mais essa sensação. Assim como aconteceu em Blackwell, franquia que se passa no mesmo universo, o jogo possui um único grande problema que são a falta de capital, ou seja, existem algumas partes que com um pouco mais de investimento seriam ainda mais desenvolvidas, mas infelizmente, sabemos que a vida de desenvolvedoras menores focadas em nichos não é de tanta sorte.

Como estamos falando de um jogo de point and click, sabemos que as principais características devem ser: narrativa, voice actor e estilo de arte e, como sempre a Wadjet Eye não falhou (tá, talvez tenha falhado no trabalho de organização do volume dos áudios, mas quem sou eu para reclamar de um detalhe tão insignificante perante todos os outros elementos?).

O enredo principal é extremamente criativo, e após a criação de personagem, já somos lançados em uma introdução que resume nossa situação como “possessão demoníaca”. A ideia de não saber o que aconteceu com nosso corpo por um ano é intrigante e ao mesmo tempo desenvolve várias possibilidades de enredo, o que torna a interação e a exploração ainda mais instigantes e inesperadas.

Diferente de outros jogos point and click que normalmente desenvolvem somente o enredo principal, protagonista e um personagem secundário, em Unavowed temos um grupo cativante de personagens divertidos e extremamente carismáticos. Sabe aqueles comentários de “eu sempre tenho dificuldade de escolher meus companheiros de aventura”? Então, aqui passamos pela mesma sensação, pois cada um apresenta diferentes comentários, opiniões, diálogos e interações com o universo e isso juntando ao elemento carisma, torna a sensação até mesmo angustiante.

Mesmo não sendo meu estilo, o Jazz presente em todo o jogo se torna tão ambiental que na maior parte da campanha o jogador nem sente que ele realmente está presente, porém existem momentos que ao invés de ajudar ele acaba atrapalhando e nem chega a ser pelo som exatamente, mas pela mixagem (parece ser um problema crônico dos jogos da Wadjet Eye).

Um dos maiores pontos negativos para muitos jogadores foi o desenvolvimento final, a falta de um final óbvio em questões gerais deixou muita gente com um gosto amargo na boca, mas sinceramente?

Eu sou do grupo que ama finais ruins, finais em aberto e finais que muitos odeiam, então acabei adorando todos eles, pois de uma forma bem positiva acabou abrindo espaço para uma possível sequência, situação que não seria possível se tivéssemos o final tão esperado pela maior parte da comunidade.

Uma única possível reclamação vem da falta de impacto das escolhas no final, porém a exploração e a forma como resolvemos cada uma delas são tão variadas e divertidas que sozinhas já evitam essa sensação de impacto.

Para quem curte o gênero, Unavowed é quase uma obrigação, pois se enquadra facilmente ao lado de obras populares como Syberia e The Longest Journey, já para quem está tentando entrar no gênero ou curte um enredo com plots e escolhas, esse também pode ser um ótimo jogo para gastar suas próximas 12 horas de vida.

Reviewed on Dec 03, 2023


3 Comments


4 months ago

Eu sei que não tem nada haver com a Review.... Mas vi que você tá jogando o Warhammer da Owlcat, eai como que ele tá? Diz que é bom... Eu não vou conseguir jogar ele esse ano, e depois de Kingmaker e WotR eu só fiquei com expectativa nele.

4 months ago

@Simply_OverB Primeiramente preciso dizer que estou tendo meu primeiro contato com a franquia Warhammer através do Rogue Trader, então tudo é novidade e de certa forma é até um pouco cansativo ter que acompanhar tantas informações. Ao melhor estilo Owlcat, o jogo não teve um lançamento bem otimizado, então tem alguns bugs e as telas de carregamento eternas, porém eles lançaram uma atualização mais cedo e até agora não tive problemas (até o carregamento ficou mais rápido).

Em relação ao combate eu estou achando bem mais fácil que o do Pathfinder, na verdade, estou estranhando a facilidade do ganho de xp e da variedade de habilidades que permitem virar um "esquivador/bloqueador" eterno, isso mostra que as builds estão bem quebradas e pelo que percebi, eles não vão arrumar tão cedo.

Como é característico, a soundtrack e enredo não deixam a desejar, os personagens também são extremamente divertidos e tá sendo difícil criar uma party principal, pois sempre tenho vontade de levar todo mundo. O único ponto negativo em relação a eles é a falta de diversidade nas classes, então dependendo você pode ter um grupo com 3 personagens "idênticos".

Percebi que algumas pessoas estão criticando a quantidade de textos, mas eu estou achando bem tranquilo... Só demorei mesmo para me adaptar as fontes de texto e a própria interface que é dividida ao meio, tornando estranho de ler.

O último ponto que acho importante destacar é a falta de VAs carismáticos, não sei se é da franquia, mas sinto falta da forma como o cast de Pathfinder transmitia sentimentos com facilidade. Enfim, se você se interessa pelos jogos anteriores é obrigatório dar uma chance para esse aqui, só se prepara para as 200 horas.

4 months ago

@Halullat Acho que tá virando clássico da Owlcat lançar jogos com problemas, ao menos pelo que tenho pesquisado... Espero que eles comecem a mudar isso pois tenho certeza que com o tempo dd desenvolvimento certo eles conseguem polir corretamente.

Olha... Eu tava pesquisado sobre os personagens do universo de Warhammer e pelo que vi, isso, dos personagens terem pouco carisma, é algo que a franquia tem carregado com ela a um tempo... Não sei se é por causa dos escritores em si, ou por conta do universo 40k ou por outro motivo... Mas eu tô com expectativa de que esse jogo tenha menos carisma que os dois Pathfinders mesmo.

Espero que você goste do jogo senhorita, e que se divirta de verdade na sua jornada.