Eu não sou fanático por Sonic, honestamente acho que o franchise tem bem mais misses que hits, mas eu amo Sonic Mania com todo o meu coração.
Os visuais são absurdos com uma palete de cores deliciosas, pixel art de topo e animação que injeta toneladas de personalidade em cada frame. A soundtrack é umas das melhores que já ouvi, banger atrás de banger (bónus extra por ter sido feita por um português). O gameplay é simples e acessível, mas há uma quantidade absurda de domínio que pode ser adquirido e sempre recompensado. As 12 zonas não só têm excelente level design, mas cada uma tem o seu estilo e atmosfera distintos e memoráveis, com a cereja no topo do bolo de cada cada ato termina com um boss surpreendemente criativo e divertido.
Estes fatores, combinados com a duração curta (cerca de 3 horas), existência de 5 personagens e a ênfase em ser passar rapidamente os níveis, fazem deste jogo uma experiência quase infinitamente rejogável. Cada vez que preciso de um conforto na vida é incrível saber que posso pegar em Sonic Mania, deixar-me ficar imerso e passar o jogo numa tarde. No momento desta review, acabei de terminar a minha 10ª playthrough e se tiver a sorte de viver uma vida longa, há uma forte chance desse número chegar a 50. Um dos meus principais confort games, mesmo ao lado de Tetris.
Nenhum jogo é 100% perfeito, se eu tivesse de choramingar sobre algo, eu acho muito irritante como ser crushed resulta num insta kill e o true final boss deixa um bocadinho a desejar, mas isto são meros nitpicks.
Este ano (2024) tomei a decisão de a partir de agora começar cada ano da melhor maneira possível: com um replay de Sonic Mania.
O melhor 2D platformer alguma vez feito e um dos meus jogos favoritos de sempre. Mesmo que este jogo não seja ideal para todos, eu espero genuinamente que toda a gente encontre pelo menos um jogo na sua vida que lhes traga tanto conforto e alegria de viver como Sonic Mania me traz a mim.

Reviewed on Jan 17, 2024


Comments