Podemos dizer que é a versão "definitiva" de P5. Uma pena não ser canônico...

Essa versão eleva o que já tinha na versão anterior e adiciona mais elementos de entretenimento para o consumidor. Os Palaces com suas Will Seed acrescentam uma motivação a mais para nós durante a primeira run, só na primeira mesmo, e junto do gancho acaba fazendo nós irmos para outra áreas criadas só para esse equipamento ou pular partes consideradas chatas no vanilla.

Até o Kamoshida o jogo parece ser igual, mas assim que acaba somos apresentados aos dois novos personagens: Kasumi e Maruki. Enquanto Maruki é o psicólogo responsável em ajudar aqueles prejudicados mentalmente por Kamoshida (obrigado por isso desenvolvedores), Kasumi é a atleta que sabe como não deixar uma conversa chata e mais uma pretendente romântica. Só que a mesma é bem reservada quanto sua vida no passado por algum motivo que não sabemos até então.

P5R conta com +1 semestre, dependendo da sua relação com Maruki, três novos personagens, sendo dois deles Confidants e 1 que te ajuda no Mementos (por consequência também aparecem mais personas), ligeira mudança gráfica, novos sons, Thiefs Den (uma espécie de galeria interativa com desafios opcionais), mudanças de tempo livre (mas que ainda segue com o mesmo problema de você ter dias que não pode sair), + áreas de exploração, + cutscenes e +2 finais além do final base.

Diria facilmente que é o melhor para se recomendar a alguém que nunca jogou algo da franquia.

Menções para as músicas que mais gostei salvas na playlist:

- The Whims of Fate;
- Colors Flying High;
- Rivers in the Desert;
- Life Will Change.

Eu vou pular pro final, pois não quero estragar a experiência de quem for jogar no futuro. O final verdadeiro dessa versão acaba dando um desfecho para cada personagem da trama, assim como no original, só que intensificando os objetivos de cada um; E logo no encerramento da cutscene temos um gostinho de "Hmmmm, e aí? O que vai vir depois disso?"
Agora o outro final seria o utópico. Particularmente gostei mais desse mesmo tendo seus detalhes ocultos. Não contarei muito daqui, joguem ou assistam vídeos.

Eu de verdade adorei que Akechi foi melhor usado na estória e relação como um todo. Maruki não dava nada pra ele, porém conseguiu me fazer refletir sobre minhas escolhas. E Kasumi tem uma boa história e amadurecimento, mas não escolho ela como par romântico... apenas Makoto.

Os contras do jogo se mantém os mesmos da versão vanilla que não citei, mas estão aí:

- Falta de regionalização (só tem japonês e inglês);
- Começo demorado;
- Fases que mesmo tendo novidades ainda continuam repetitivas;
- E preço... olha Atlus, você tem que saber como funciona nosso lado, ainda mais com DLC's de personas kkkk

Falando em DLC's, eu joguei novamente o P5R em 2023, e ele estava com todas as expansões gratuitas. Então nada mais justo do que aproveitá-las... quase fui levado à loucura pela potência do "Izanagi-no-Okami Picaro" e seu "Myriad Truths". É uma apelação que me obrigou jogar no Merciless pra ter um desafio tankável, nem no Hard estava indo.
Mas acho que é pelo motivo de eu ter deixado todos os stats da persona em 99... hmmmmm
No geral elas são boas, mas não estaria com vontade de gastar R$40 em cada uma, já basta o jogo.

Reviewed on Nov 01, 2023


Comments