Não sabia onde eu estava me enfiando exatamente, mas sabia que precisava sobreviver.

Parabenizo de pé o esforço e capricho que a Creative Assembly teve com a I.A. do antagonista do jogo. O xenomorfo pode até ser imprevisível, mas acaba carregando um pouco de lógica em suas ações.
Ao pesquisar sobre a tal I.A. em sites diversos, pude me informar de que ela "evolui" gradativamente na estória do jogo. O que isso significa? Bem, o alien já tem todas as ações determinantes logo de fábrica, porém dependerá do comportamento do jogador ao longo da gameplay para assim o jogo decidir qual ação irá desbloquear para o alien.
Ex:

1º) Você se esconde muito em armários e o xenomorfo acaba te encontrando?
"Bom", ele aprendeu onde você mais se esconde e passará a procurar mais em armários;

2º) Você acaba usando muito alguma distração que envolva barulho?
O alien irá passar a ignorar isso;

3º) Você se sente confiante após saber a fraqueza do alien e está abusando disso?
O xenomorfo será mais agressivo e passará a sair dos dutos de ventilação com mais frequência ao ponto de tentar te enganar para fazer você pensar que está tranquilo naquele momento.

E eu achei isso fod@.
No bom sentido.
Tipo, você saber que "tem" um ser inteligente entendendo o seu padrão de sobrevivência conforme acabam se encontrando é do c@ralho.

Ouvi e vi de alguns vídeos que algumas pessoas acharam o comportamento do alien BEM injusto, mas sei lá... ah, não tenho como saber o que essas pessoas fizeram de fato no jogo, só sei que eu consegui me divertir e estudar o meu inimigo.
Agora parando pra pensar, eu acabei usando "divertir" em um survival horror... talvez precise ver o doutor.

O jogo consegue construir muito bem um clima de tensão e ansiedade antes de sabermos a fraqueza de nosso inimigo. Se bem que não faz muita diferença essa última citação se você ficar desesperado e gastar toda a munição.

O som é um ponto forte que me ajudou bastante na minha jornada. Claro, ele me causava paranoia, mas conseguir determinar se está seguro naquele instante porque o som está abafado/distante é uma sensação de elevada paciência (ou coragem, só depende da pessoa) indescritível.
Mas com relação a dublagem... hummmmmm, isso pecou bastante. Uma hora estava muito elevada a voz e na outra estava mais baixa parecendo que coloquei o celular por debaixo do travesseiro.

O tempo de duração da campanha não me causou cansaço em momento algum, muito pelo contrário, eu queria saber até onde a estória iria se enfiar.
E acredito que tenha sido um final satisfatório.

Agora as reclamações:

- Saves Manuais
No começo podem parecer quase impossíveis de serem alcançados, mas se você continuar insistindo e aprendendo sobre o jogo, tenho certeza que você saberá o momento correto de usá-los.
E sim, é uma put@ sacanagem colocarem essa opção de save. Tem noção de quantas vezes eu arrisquei a salvar enquanto aparecia o aviso de "inimigos próximos" e não escutava nada ao redor? Isso sim é teste pra cardíaco.

- NPC's
Seres humanos realmente não sabem conversar entre si sem ameaçarem uns aos outros... o importante é que foram de Vasco.
Androides conseguem serem mais chatos que o alien em determinadas situações.
As expressões faciais achei um pouco fracas. Não parecia que tal NPC queria passar alguma emoção em cutscene.

No geral, é um ótimo jogo para conhecer a franquia, talvez se interessar pelo filmes (só até o 2º que "salva"), ter uma primeira experiência com survival horror e se aprofundar mais no jogo. Ou seja, aprender como um jogo do gênero funciona, quais features eles usam para enganar o jogador(a) através do som ou visão, aprender sobre perseguidores e, no melhor dos casos, estar um pouco mais preparado para quando quiser testar outro jogo com tal temática.
E ele é muito injustiçado por algumas pessoas, mas sério, vale a pena.

Reviewed on Nov 01, 2023


Comments