7/10.

(Refazendo essa análise, por que eu sou burro)

Olha sky first chapter é definitivamente algo.
Não consigo gostar tanto, mas aprecio o sentimento e jornada.
Esteticamente é um jogo charmoso por puxar um pouco de um gráfico carismático similar ao de harvest moon de ps1 ou 64 se você for um corno.

Sinceramente o trabalho de estética nesse jogo tá casado com a ost, falcomm fez um bom trabalho nessa mistura permea bastante a atmosfera e o ritmo.

Sobre dificuldade, é meio persona 2 de psp melhor, é fácil o suficiente pra um macaco como eu jogar, mas desafiador em X instâncias pra me fazer levar a serio o combate e mecanicas, a versão de psp é de fato a que menos indico.

Em suma embora o combate seja bem apesar de possuir numa complexidade que jogos futuros irão explorar mais, sinto que o sistema de orbments puxa muito o que vi em final fantasy 7 com as matérias ( odeio essa merda) por sorte é um sistema melhor e mais "experimental".

A trilha sonora do sky first chapter é boa, porém não tanto quanto seus sucessores, porém marcante, sinto que não consigo tirar da cabeça certas osts, é de certo um jogo com um charme encantador a longo prazo.

Em história, narrativa e a afins.... O que digo....
É Interessante, nem tanto, nem menos.
O prólogo é meio tedioso, mas a relação do joshua com a estelle é deveras bacana.
Capítulo 1 eu dormi.... sério quase nada de relevante acontece jujuba.
Capítulo 2 apresenta a kloe e Ruan, particularmente gostei um tanto de tudo que esse capítulo me proporcionou, um conflito final clichê mas bem orientado, uma exploração maior de liberl, nuances se estabelecem e um setting muito bom se localiza aqui para o second chapter. Em suma foi um capítulo ok, ainda não tava tão engajado, mas senti uma faísca.

Chapter 3 um pacing inicial pior que o do chapter 2... slow burn desse jogo dói, mas uma apresentação mais formosa, zeiss é uma cidade que me chamou a atenção em design e explorei bastante e desfrutei mais, da metade pro fim ficou um chapter bom, resumindo ganhou minha atenção.

Chapter final, porra que pacing inconsistente, mesmo sendo um ponto da narrativa mais tenso e direto, senti que se arrastou umas 2 vezes, no fim foi uma experiência boa, ótimo cliffhanger.

Não tenho muito a dizer.
Fiz todas as sides, uma quantidade média delas valeram a pena mesmo, mas foi mais do que esperava, o leveo design de 3 dungeons se é posso dizer assim, achei sono demais, a progressão ficou lenta, tava sem saco.

De resto a gimmick de diálogos com npcs sempre alterar ou atualização em pouco tempo e ser constante, cria um aspecto único e torna o mundo um tanto vivo, caso vocês de fato seja um maníaco tipo eu que não conversei com todos, mas bastante cabeças, me surpreendi que existe nuance e foreshadow do que vem a seguir em jogos posteriores, me recordo por one piece esse estilo de estrutura e afins, gostei!

Para concluir, eu gostei dos personagens, não me afeições tanto a todos, mas fizeram um trabalho ok em 85 horas de gameplay ( o tempo que levei pra zerar) em contextualizar mais eles com o mundo e pincelar eles para em secod chapter eles se tornarem ótimos.

Enfim é isso, trails in sky FC foi uma boa introdução, embora poderia ter sido muito boa, mas não foi é provável que nunca mais vá rejogar esse camarada aqui.

Um adendo, joguem esse jogo no pc com mod de dublagem, por que namoral irmão, eu não tanko tanto texto sem a porra de um voice acting num jogo que existe isso em X versões.
Tem bons dubladores nesse jogo, embora atuações tão melhores em suas sequências, dito isso i like this one!

Reviewed on Nov 22, 2023


Comments