Senhores e senhoras
Senhoritos e senhoritas, moças e moços depois de tanto postergar esta bendita analise/comentário pessoal deste jogo, me sinto mais a vontade para discutir dele.

Eu preferia fazer em formato de vídeo, o roteiro pra vídeo tá até pronto, mas como não tenho condições vou fazer por aqui e darei o máximo que posso em contar a minha experiência.
( É um comentário arbitrário e pessoal, se por acaso eu estiver errado em alguma informação, podem me sinalizar)

Por onde começo a falar sobre nier automata?
É o meu jrpg favorito, um jogo especial para mim, ele foi responsável a minha pessoa em me ajudar a ver jogos como forma artística, embora um certo jogo causou um impacto similar, mas menos emocionante.
Nier automata e nier replicant ( que vai sair analise depois de eu rejogar) marcaram a minha vida adulta e santo pai, que experiência foi jogar esses jogos.

A primeira vez que joguei nier automata foi paixão a primeira vista, a demo no ps4 e por consequência o jogo quando lançou, mas não havia completado o final e, mas até aonde tinha jogado já tinha achado sensacional o jogo...mas faltava algo.
Tive a oportunidade de rejogar no ps4 novamente, porém não tinha chegado ao final e por causa do meu save apagar e eu deixei o jogo de lado.
Porém após experiência drakengard eu fiquei numa euforia pela franquia, que só meus amigos sabem o quanto eu enchi o saco deles para jogarem nier e drakengard e verem certos vídeos, os cara devem ter pego trauma até, me arrependo um pouco, mas eu sou meio eufórico e apaixonado quando encontro algo que eu gosto bastante.

Enfim indo direto a análise, eu peguei pra rejogar por completo todas as sides nessa versão de switch e pesquisar muito sobre todo o jogo e a produção (nessa época eu já tinha rejogado no ps5 dnv e ido até o ending e, mas pulei todas as sides) foram horas e horas de pesquisa e estudo, mas valeu a pena, ainda me julgo incapaz de falar sobre nier de certa forma, me julgo incapaz de comentar apropriadamente como muitos desejam, então decidi falar da forma que sei, do jeito emotivo que conheço.

É difícil falar em seções técnicas desse game pq se conecta, uma sinergia perfeita entre os elementos visuais transpostos e técnicos num fluxo narrativo excepcional.
A trilha sonora dessa porra tem uma diegetica e uma construção de momento absurda, poderia passar 2 horas destrinchando cada ost e como ela se encaixa bem.
A gameplay é muito boa, apesar de alguns problemas que pessoas poderão ter por preferências e suas frescuras como ando notando com o passar do tempo, mas enfim cada um com seu gosto e estilo (só peço que não decretem como ruim algo que vocês não entendem plenamente e por mero gosto pessoal, isso é bem merda.)
A conexão da gameplay com a narrativa e suas convenções a outros gêneros, é uma aula de direção, detalhes e detalhes que andei pegando e juntando nesse replay agregarem numa experiência muito satisfatória, esse jogo é genial, fiz o favor de prestar atenção a todos os detalhes desse jogo e fiz todas as sides quests e meus colegas, as sides ( de forma accurada 75%) desse jogo tem um peso narrativo bom e sutil, muito rico, senti imersão total nesse jogo, montando um quebrada cabeça de entrelinhas, lendo documentos para ter uma noção do que é yohra e não sei quando me senti tão fascinando por um jogo como nier ( bioshock talvez)

Agora comentando da gameplay como fator enjoyment, ela é excelente, embora tenha umas coisas que desgosto, elementos de ia que acho bem fraco, mas nada muito revoltante. O sistema de chips, os combos, as armas e a jogabilidade de personagem a personagem de rota pra rota, é boa, embora a gameplay do 9s é a mais e enjoativo dos 3 personagens jogáveis, eu particularmente gosto de hackear, mas descer a porrada com a 2b e a outra personagem é muito foda, sério satisfação bixo.
Resumindo a gameplay é 9/10 mesmo com os defeitos, o saldo é positivo demais.

A narrativa, a mensagem e as filosofias, esse jogo fez com que eu me tornasse leitor de livros de filosofia, desejava tirar total proveito desse jogo, nesse replay tirei muito, não tanto quanto gostaria, mas o suficiente.

Sabe eu poderia dizer tudo de bom a respeito da narrativa, mas a maioria já sabe não é mesmo, então farei diferente, pedirei a você leitor que caso já tenha jogado o jogo e acompanhado a história desse game, reflita sinceramente sobre videojogos em geral e sua experiência com eles e para você jovem ou moço(a) curiosa em saber se esse jogo vai ser pra você ou se a história é boa como proclamam, tudo o que posso dizer é que joguem e tire suas conclusões, serás surpreendido se passares do final a.

Level design e direção de arte dispensam comentários, cara esse jogo é lindo, o visual, o mundo e a estética elas transmitem a atmosfera necessária, o uso das cores e dos tons de saturação são inteligentes, genuinamente aprecio o que foi feito aqui, em prol de contar uma história você tem um trabalho cheio de esmero e dedicação, os sentimentos e as emoções estão pelo jogo.

Antes de finalizar eu vou comentar sobre os finais:
A temática de cada final/rota é excelente tbm, a referência no nome e na mensagem tem um impacto interessante aos mais versados na literatura.
O final A é bom, o final b é interessante embora seja uma repetição da rota a pela perspectiva do 9s com mais algum conteúdo.
Entendo quem considera essas rotas mid ou fracas, mas eu digo, que elas não são...existe muitas coisas sutis aqui, entrelinhas e armamento de ótimos plot devices, os artifícios de uma ótima narrativa e a transposição delas funciona de verdade num replay dessas rotas/finais, mas hei de salientar, que não são perfeitas, existem certos problemas de ritmo entre outras coisas mais mínimas, mas ainda assim pesar no fim.

Porém, contudo, todavia a rota/final C e D são sensacionais, o jogo começa pra valer e a narrativa engrena de uma forma muito engajante, você pode Ou não estar acabado emocionalmente no fim do jogo, tudo o que fora construído, toda as sides quests funcionado como construção, mensagens no fim de cada roteiro e as entrelinhas dão frutos aqui e tudo fica claro.

Meticulosamente colocado em seu devido lugar, ótimos foreshadows por sinal.
Por fim o ending e, a conclusão da história de forma "canônica", não dá para comentar dessa parte sem encher lágrimas nos meus olhos, serei breve então...é um dos finais mais bem feitos da indústria dos videojogos, o momento mais íntimo e ético que tive com esse jogo ( bateu mais forte que o final d de drakengard 3)

A performance no switch está surpreendentemente boa, é um port do krlh, de 40 gigas pra 11, fizeram um trabalho foda.
O fps é cravado nos 30, dificilmente oscila, mas peguei tendo oscilando pra 20 em certos locais, mas rapidamente retornando ao estado de 30.
Resolução boa, apesar da comprimir as texturas e algumas shadows, ficou um ótimo trabalho, parabéns aos envolvidos.
Os controles no switch lite foram um desafio remarcar de uma forma que ficasse confortável jogar, demorou mas achei uma combinação adequada, depois disso foi so alegria.

Finalizando a análise de nier automata, quero deixa claro que isso é uma experiência pessoal, gostaria de falar mais, porém nao desejo dar spoilers e caso o fizesse precisaria contextualizar e isso ficaria melhor em vídeo, pois se fosse em texto seria um PDF de 10 ou 15 páginas
Ponderando, esse jogo abriu os meus olhos, despertou o interesse em ir atrás de mais coisas diferenciadas, de jogos com otimas história, não apenas apertar botões e se divertir de forma artificial e rasa, quero experimentar coisas novas....enfim nao foi a minha melhor analise/comentário sei bem, mas tudo que posso dizer é que me sinto satisfeito por ter falado sobre meus sentimentod por esse jogo, sou grato a essa franquia e a esse jogo por me salvar de uma período de vida de estagnação, espero poder retribuir um dia de maneira adequada

Reviewed on Dec 30, 2022


1 Comment


1 year ago

Textasso mano! É simplesmente impossível falar de Nier Automata e não se emocionar, simplesmente não tem jeito e é assim que deve ser. Uma coisa que tive a mesma sensação que ti foi sobre ele ter expandido meus horizontes em questão de narrativa e buscando mais nos jogos que não seja apenas o gameplay, é um jogo extremamente importante pra mim também e é daqueles que nem me esforçando consigo por em palavras, são apenas sentimentos.