A primeira vez que tentei zerar o GTA IV a uns 10 anos atrás fiquei um pouco desapontado por ser muito diferente do San Andreas. A ambientação sombria e a gameplay mais realista não me cativaram!

Mas após finalmente termina-lo depois de tanto tempo, minha maneira de ver o jogo mudou completamente. Então vamos lá para cada ponto...

Após o sucesso gigantesco do San Andreas diversas pessoas, incluindo eu, queriamos ver na nova geração daquela época (PS3 e Xbox 360) um jogo nos mesmos moldes e em uma escala ainda maior. Porém, o GTA IV acabou sendo um balde de agua fria nessas expectivas.

Essa tão desejada proposta acabou somente acontecendo no GTA V, onde voltamos a querida Los Santos. Então, após jogar tantas horas do San Andreas e V, eu posso dizer: ainda bem que existe o GTA IV do jeito que ele é!

Atualmente consegui jogar esse game de uma maneira sóbria, com aquele desejo da adolescencia já cumprido no GTA V. E dessa maneira admirei bem mais o que a Rockstar tentou fazer aqui!

A começar pela Liberty City, que pra mim é a melhor cidade já feita em um GTA até hoje. O mapa inteiro é focado somente na cidade, isso pode ser algo negativo para as pessoas que esperam explorar mais regiões aos arredores. Porém, o ponto é que sendo desse jeito ela se torna mais complexa e mais viva do que a Los Santos do próprio GTA V por exemplo.

Além de uma gama alta de interiores que podemos entrar tanto no mapa livre quanto nas missões, ainda temos pedrestres e policiais mais detalhados. Podemos ver pessoas jogando lixo pra fora do carro, mexendo em seus radios enquanto dirigem, ou quando chove alguns npcs tem guarda chuvas, enquanto outros correm pra se abrigar...

Temos hospitais acessiveis, lava rapidos e até serviços que podemos contatar pelo celular. Como por exemplo quando o Niko esta machucado, conseguimos ligar para o 911 e uma ambulancia vem nos socorrer.

Em questão de gráficos e jogabilidade houve um salto absurdo pro San Andreas. Texturas, sombras, luzes... é tudo um outro nível completamente diferente. A fisica dos bonecos e veiculos é revolucionario pra época. Sendo até hoje uma referencia.

Os sons do jogo evoluiram muito, tanto das armas quanto dos ambientes aonde estamos. E a escolha das músicas nas radios é de muito bom gosto. Tornando-se a minha segunda rádio favorita da série GTA até então. A primeira sempre será do San Andreas! kkkk

Ainda da parte dos sons, um destaque com certeza vai pra maravilhosa trilha sonora. Que na minha opinião é a melhor já feita nessa franquia. Quando ela é tocada principalmente na introdução da campanha é de arrepiar!

Na parte dos personagens o jogo é bem servido também, contando com diversas figuras marcantes como: Playboy X, Dwayne, Little Jacob, Brucie, Dimitri, Roman e claro, o próprio Niko Bellic!

O Niko se tornou um dos meus protagonistas favoritos da Rockstar, a sua vibe cansada, depressiva e sarcastica faz eu me identificar mais do que um CJ por exemplo. Fora que o personagem mostra um lado bom ao tentar uma redenção durante a campanha, mas infelizmente a vida que ele escolheu trás as consequencias pesadamente.

Essa é outra caracteristica nesse jogo que me faz ter um carinho especial. Assim como ocorre em séries tipo Sopranos, Breaking Bad, Better Call Saul. Nós simpatizamos com pessoas maniacas, mas mesmo assim os roteiristas trazem ao longo da jornada os detalhes nús e crus dessa vida, ao invés de somente exaltar.

E isso acontece aqui também, personagens que nos apegamos morrem pela consequencia de seus atos, outros são simplesmente presos e nunca mais os vemos. Tem um lado no roteiro desse jogo que pende bastante pra essa coisa mais dark que acontece na vida real mesmo.

Isso pode com certeza afastar muitas pessoas que esperam uma história mais divertida ou zoeira quando vão jogar alguma coisa. Aqui tem na verdade diversos momentos comicos, mas o tom geral tende a ser mais pesado e não passar a mão na cabeça do jogador que esta acompanhando tudo!

Os pontos negativos que não me fizeram dar 5 estrelas vai para: a estruturas das missões que é repetitivo. O excesso de missões, o jogo é um pouco mais longo do que deveria no meu ver. Não existir uma maneira de salvar o jogo pelo celular. E uma reta final não tão impactante no quesito gameplay!

O ponto alto do jogo na jogatina em si é no assalto ao banco de Liberty City que acontece na meiota da história. Depois disso não temos nenhum grande momento na mesma magnitude de novo! Uma pena.

Pra não me prolongar mais, termino afirmando que esse jogo é uma pedrada! Recomendo pra quem tem algum preconceito com a proposta dar uma chance hoje em dia de peito aberto. Talvez muitos se surpreendam em como esse jogo envelheceu igual a vinho em diversos aspectos!

Reviewed on Nov 04, 2023


Comments