Facilmente um dos jogos mais artisticamente criativos já feitos, não só dentre os que eu já joguei mas também de toda a mídia.

Não importa de onde ou como você veja, No More Heroes é um jogo bizarro, seja na sua gameplay consideravelmente fora dos padrões do seu gênero, nos seus personagens extremamente excêntricos ou na sua história hilária e ao mesmo tempo envolvente. E isso de nenhuma forma é algo ruim, pois o charme do jogo está quase que por inteiro nessa apresentação extravagante e carismática.

No More Heroes é uma clara parodia a diversos elementos da cultura pop, o jogo não se leva a sério em quase momento nenhum e brinca o tempo inteiro com os conceitos da sua mídia e os tópicos utilizados nela. Isso é algo presente no jogo inteiro, mas é bem mais notável na sua reta final onde as barreiras da mídia são quebradas em meio aos diálogos e cutscenes como forma não só de piada mas também de contar a sua história. O jogo utiliza da sua brutalidade e do seu humor ambos muito exagerados pra criticar e fazer de piada essa cultura de banalização da violência pelo entretenimento, e isso é inteiramente refletido no Travis, que é um completo fracassado servindo de assassino em massa sem propósito algum e sem ganhar nada em troca por isso. Além das óbvias alusões a diversos jogos e seus clichês, como a própria relação do Travis e do Henry sendo uma sátira da relação entre Dante e Vergil.

E é óbvio que além disso tudo No More Heroes tem um mérito enorme como jogo próprio, a sua gameplay por mais que simples é bem legal e funcional, na superfície ela aparenta ser só um button masher mas depois que você aprende a utilizar dos elementos a sua disposição como a dark step e os ataques carregados o combate fica muito fluído e divertido, e acertar um jackpot depois de matar algum inimigo sempre é muito prazeroso. E sobre a história é basicamente o que eu comentei lá em cima, um show de extravagância muito bem humorado mas também muito bem escrito e intrigante, o personagem do Travis é SURREAL de carismático e a personalidade dele é muito bem utilizada e desenvolvida em cada combate ranqueado, e inclusive todos os vilões são incrivelmente bem aproveitados no contexto onde foram inseridos e servem perfeitamente o propósito deles.

É difícil encontrar jogos tão dispostos a extrapolar os seus limites tanto como forma de entretenimento quanto como arte, e eu fico feliz de saber que jogos como No More Heroes são capazes de existir e de mostrar o potencial que essa mídia possui em transmitir as suas ideias através das características únicas que a formam de maneira criativa e sem a necessidade de ceder da sua essência pra alcançar isso.

Reviewed on Mar 13, 2024


Comments