Sempre ouvi dizerem que Vampyr era um clone ruim de Bloodborne. Se fosse isso, provavelmente seria menos pior do que é.

O jogo entrega em atmosfera, visuais e trilha (apesar dessa última ser meio limitada) mas em todo o resto é um completo terror. Parte principal do core dele é personagens com suas próprias histórias e personalidades. Supostamente, todo mundo tem sua verdade oculta e você tem que descobrir para saber como ajudar ou quem eliminar. Parece super interessante de cara, mas jogando por 30 minutos fica rapidamente óbvio o quão limitado e inconsequente tudo é. Num momento você está confrontando uma pessoa por uma mentira descarada ou um segredo terrível que você descobriu, no outro ela está falando com você como se nada tivesse acontecido.

A dificuldade do jogo é outra aberração sem sentido. Inimigos rapidamente se tornam esponjas de dano, os upgrades para as armas demoram muito mais do que a velocidade com que a dificuldade escala. Você tem que optar por matar civis e tornar o jogo muito mais difícil e hostíl ou não matar civis e não ter xp pra upar de nível, já que inimigos dão quantidades patéticas de xp e curar as pessoas da pouco mais que isso.

No geral, minha experiência foi péssima e eu só não larguei o jogo porque eu detesto abandonar as coisas no meio. No fim das contas eu optei por usar um mod que dá todas as armas e itens pra eu poder rushar e ir direto pro fim. Qual minha surpresa quando eu descubro que mesmo a arma mais forte do jogo com todos os upgrades ainda causa uma quantidade risível de dano em qualquer inimigo do meio de jogo pra frente. Tudo que esse jogo "copiou" de Bloodborne além dos visuais foi a """dificuldade""" e assim como a maioria dos desenvolvedores que adoram sair copiando Souls, eles não entendem absolutamente nada de como dificuldade funciona de um jeito divertido.

Não recomendo. Por mais interessante que ele possa parecer, Vampyr é um jogo muito cheio de boas intenções mas que erra tanto em coisas tão básicas que o saldo é negativo.

Reviewed on Sep 24, 2023


1 Comment


7 months ago

Esse jogo me deixou muito triste.
Eu comecei ele no Game Pass alguns anos atrás e de cara ele pareceu tão interessante que eu resolvi deixar pra jogar na Steam pra pegar todas as achievements. Passei muito tempo com ele no backlog com a certeza de que ia ser diversão certa.
Como eu estava errado. 🥲