This review contains spoilers

Blasphemous consegue ser bastante o "Dark Souls 2D" na minha opinião, o que talvez contribua para o fato dele ser um metroidvania piorzinho do que ele poderia ser.

Spoilers de mecânicas do jogo a frente, nada sobre história.

O level design """difícil""" fica todo baseado em armadilhas quase idênticas e cria um ritmo muito engraçado onde você sempre está parado esperando alguma coisa (seja lava, lâminas, lixo tóxico, incensários, etc....) passar para poder avançar. Muitas fases apresentam inimigos que você deve atacar, rolar para trás, esperar um golpe devastador e repetir. Lembra alguma coisa...?

O problema é que você faz isso por boa parte do jogo. Eu sinto que das 20 horas que joguei, pelo menos uns 30% foi parado esperando algo passar ou então algum inimigo atacar para eu poder fazer algo. Se tratando de um metroidvania, esse ritmo é extremamente frustrante para mim, que fiquei o jogo inteiro esperando algum upgrade mágico que ia me dar a mobilidade que eu estava querendo (spoiler: não tem um upgrade desses. Não tem upgrades at all).

A maneira como o jogo decide abordar a progressão através de "relics" que são itens passivos também não me agrada. Um chute meu sem absolutamente nenhuma base é que tenha sido novamente para manter o feeling de "Dark Souls". Porque o gameplay jamais evolui, "você que se torna um jogador melhor". Ao invés do upgrade tradicional de metroidvania, esses itens que você precisa equipar (e só pode equipar 3, inclusive, pura bullshit que te faz ficar abrindo inventário a cada 5 minutos para alternar entre eles) simplesmente ativam/desativam efeitos no mundo passivamente, como materializar algumas plataformas ou fazer vinhas crescerem. Extremamente decepcionante.

As boss fights são maneiras. Pouco a reclamar aqui, somente o fato de que, como a maioria dos metroidvanias, o jogo fica cada vez mais fácil. Chegando no final, eu estava atropelando todos os chefes e o que me deu mais trabalho de todos não foi por culpa do chefe e sim por culpa de um glitch onde minha magia simplesmente não funcionava.

Falando no problema acima... o jogo foi extremamente bugado para mim. Capturei alguns momentos pelo botão de gravação do Switch. Coisas como o personagem simplesmente teleportando pra trás como se eu tivesse voltando no tempo, lag em vários bosses, inputs sendo ignorados, magias simplesmente não funcionando. Um amigo que jogou a versão de Switch quase ao mesmo tempo que eu não passou por esses problemas, então vai entender. Vai ver o jogo só me odeia mesmo.

Não acho Blasphemous um jogo RUIM. Mas acho que ele faz coisas o suficiente para me irritar um pouco mais do que me agradar. Não me vejo jogando o NG+ (que ele basicamente grita pra você fazer já que bastante conteúdo parece exclusivo do NG+) tão cedo.

Reviewed on Jan 03, 2022


3 Comments


2 years ago

Mas tem spoiler mesmo ou é igual a com o remake do Zelda LA? =P

2 years ago

Seria bom se deixasse explicar sobre o que é spoiler ou não, ou marcar spoiler em trechos ao invés do texto todo :p
Tem spoilers de mecânicas do jogo, nada sobre história

2 years ago

Hahahahaha, justo. XD