Bowser's Fury é uma pequena e curta experiência, quase uma tech demo explorando um conceito que mistura Mario clássico com a liberdade de exploração dos jogos 3D que pendem mais pro adventure.

O jogo te coloca num lago aberto enorme cheio de pequenas ilhas, cada uma com uma fase que muda conforme você avança (estilo Mario 64). No meio desse lago, tem um Bowser gigantesco que a cada poucos minutos acorda e começa a te atacar. Você precisa colecionar Cat Shinies (as estrelas desse modo) para acalmá-lo e eventualmente enfrentar ele usando uma transformação gigante.

O jogo é super interessante, com puzzles que lembram bastante tanto os jogos clássicos quanto um Mario 64 da vida mesmo. Ao invés de ter 1 power up reserva como no jogo base, você pode colecionar até 5 de cada power up, o que te torna praticamente invencível já que ao tomar dano você pode só pegar outro power up imediatamente. Isso pode trivializar um pouco a dificuldade de vencer inimigos e obstáculos mas pelo escopo do jogo eu não sinto que isso é um problema. A diversão está em explorar e descobrir os segredos de cada ilha.

Depois de derrotar o Bowser com 50 shines, você vê os créditos e o encerramento deste modo. O post-game permite coletar até 100 shines para "platinar" o jogo. E eu sinto que esse post-game pesou um pouco na mecânica do Bowser. Quando ele acorda, o lago fica um pouco diferente, com algumas plataformas e inimigos novos. Mas a grande questão é que existem diversos blocos especiais que somente o Bowser pode destruir com um de seus ataques. Você precisa esperar ele acordar e baitar o ataque. O problema é que quando você coleta 1 novo shine, o Bowser imediatamente volta a dormir. O que cria essa situação que as vezes você só depende dele acordar para conseguir progredir. Talvez tivessem que ter deixado você acordar ele manualmente no post-game.

A experiência é curtinha (levei 4h~ pra platinar), divertida e tranquila. Bowser's Fury é simplesmente incrível. Mesmo para quem não é tão fã da fórmula tradicional de Mario (como eu), acho que vale muito a pena dar uma chance.

Reviewed on Apr 01, 2022


Comments