Quando a demo do jogo saiu, eu fiquei um pouco decepcionado. Assim como muita gente, eu tinha assumido uma ideia errada a respeito do jogo, achando que ele ia ser numa pegada Mario Odyssey. Um collectathon mais aberto para exploração. No fim Forgotten Land é uma tradução (muito bem feita) da fórmula padrão de Kirby para o 3D. E apesar da decepção inicial (eu com certeza ainda quero muito um "Kirby Odyssey"), o jogo em sí não desaponta em nada.

Forgotten Land é uma delícia de se jogar. Tudo é lindo, bem animado e cheio de carisma. A música é simplesmente incrível. Level design interessante, cheio de pequenos segredos e coisinhas pra achar. Um combate surpreendentemente complexo, com direito até mesmo a esquiva perfeita com iframes e slow motion. Boss fights que escalam em dificuldade e dão uma boa sensação de habilidade quando você entende o padrão. Você tem um botão para dar oi para seus amigos.

Acho que a parte mais fraca fica nas evoluções dos poderes, que parecia uma ideia interessante mas na prática não acrescenta tanta profundidade assim. A maioria dos poderes simplesmente fica mais forte sem oferecer muito no quesito tática, você só dá o upgrade e nunca mais olha para trás.

Apesar de ser um jogo muito fácil na maior parte do tempo (como todo Kirby), as fases finais escalam de dificuldade bastante o suficiente pra apresentar um bom desafio. Os chefes finais foram bem divertidos e complexos de lidar.

Conforme você resgata os waddle dees, eles vão reconstruindo a cidade deles e ela é absolutamente cheia de coisas maravilhosas que só existem pela firula e diversão. Você pode pescar, lutar na arena, pegar colecionáveis em máquinas de gacha, comer, trabalhar no restaurante, comprar tônicos, ver a banda The Deedly Dees tocando as faixas do jogo... e ir ao cinema rever as CGs do jogo. Você entra no estabelecimento, cheio de pôsteres e waddle dees conversando, fala com o atendente no guichê, escolhe a CG que quer ver, entra na sala do cinema e senta numa das poltronas.

Estou a semanas com a música tema e suas variações presas na minha cabeça. Vira e mexe tenho vontade de pegar e rejogar as arenas só pra me divertir um pouco enfrentando novamente os chefes. Apesar de não ser o que eu esperava, Kirby and the Forgotten Land é um jogo incrível e sem dúvida um dos meus favoritos do ano.

Reviewed on May 06, 2022


Comments