Esteticamente, AMID EVIL é simplesmente alucinante. Os cenários são grandiosos, você se movimenta por distâncias enormes e tudo vai se movendo e se montando diante de você. É tudo muito maneiro e chamativo. As armas são o que você espera desse gênero, porém todas com um twist muito interessante. Sua shotgun é uma clava de espinhos que atira estilhaços, o lança-mísseis é um cajado que atira astros, a BFG é uma.... coisa lá. Tudo bem criativo e visualmente interessante.

Mecanicamente, admito que me dá um pouco de preguiça. É a fórmula tradicional de Quake, corre atrás de chaves pra abrir portas enquanto derrota hordas de inimigos.

Só para constar, eu joguei na dificuldade Hard.

Meu maior problema aqui, é que o primeiro ponto as vezes joga contra o segundo. É muito fácil ficar perdido simplesmente porque as fases são tão mirabolantes e gigantes que muitas vezes você não tem mais ideia de onde ir. A última fase em especial é um exemplo gigantesco disso. Outro problema, que eu também acho que é algo bem tradicional de DOOM/Quake-likes, é a sensação de ser punido por não conhecer o jogo antes. É comum dar de cara com inimigos em cada esquina, ser mobbado ou atirado pra fora da plataforma e morrer sem nem ter tido muita chance porque você não sabia o que esperar.

É óbvio que o jogo espera que você rejogue ele... ele exibe milestones após completar cada fase, como % de kills, segredos e mensagens descobertas, tempo que você levou pra terminar a fase e um tempo "a ser batido", etc. Acho que isso é simplesmente padrão de jogos inspirados nesses clássicos, mas como um jogador ultra casual do gênero que dificilmente vai revisitar, eu acho meio incômodo.

Pequenos nitpicks:
-Esse jogo tem a pior BFG que eu já vi. Quantas vezes eu atirei no meio de 10 inimigos pra ela matar, sei lá, 3. As vezes funciona, as vezes não, e não parece ser elevação ou obstáculos, parece só meio bugado mesmo.
- Sair da água é bizarramente difícil.
- Alguns inimigos são pela-mor-de-deus-quem-achou-isso-divertido. Mas até aí acho que todo jogo do gênero sofre pelo menos um pouco disso.
- No meio do jogo desisti de tentar fazer 100% de kills em todas as fases. É EXTREMAMENTE COMUM inimigos bugarem nas paredes, voarem pra fora de alcance ou simplesmente teleportarem pra longe e te esquecerem.

Apesar dos problemas, eu achei muito legal explorar os mundos diferentes e malucos desse jogo. Recomendo só por eles. Diria pra baixar a dificuldade e aproveitar a maluquice, se você se incomoda com os problemas de jogabilidade que mencionei.

Reviewed on Oct 19, 2022


1 Comment


1 year ago

Aquele famoso "herdou os defeitos dos clássicos que se inspira".