NOTA: 8,25

Simplesmente fabuloso, a excelência de Super Metroid é nítida e conseguiu em 1994, elevar ainda mais a qualidade na transição do Nes ao Snes, com uma pixel art fantástica, trilha sonora que caracteriza a ambientação e uma gameplay desafiadora sem dúvidas.

Quando se pensa na franquia, eu diria que esse game é a cara dela, a exploração que ele exige é extensa, a jogabilidade é tão boa que não só jogos metroidvanias utilizam como a própria franquia sempre tem essa mesma identidade que Super Metroid desenvolveu.

Falando sobre jogabilidade, com a exploração como chave e a ação em segundo lugar, Metroid representa quase que um gênero nichado de jogo, fora a dificuldade que pode variar dependendo do nível de interesse/ Imersão e descoberta do player, muito do progresso principal de Super Metroid também é dependente de prestar atenção em tudo à sua volta e apurar cada skill obtida no momento, o que pode de fato afastar players ou fazer com que se apele à um guia, o que eu não acho nada errado, desde que não estrague a experiência por completo.

Sobre sua dificuldade e gameplay geral, os trechos de plataforma também são bem presentes e a fisica do game não é tão fácil de lidar, é um pouco imprecisa. Alguns inimigos e chefes tem movimentações bem rápidas o que exige bastante reflexo também e a troca entre os mísseis e outros elementos é muito limitada e dificulta um pouco quando é necessário usar algo específico para abrir portas ou acertar inimigos.

Por fim, acho que o game tem ótimos chefes onde é preciso entender um pouco suas mecânicas e tem bastante save points, por outro lado, acho que eles poderiam ser menos porém dar de volta refill de vida/mísseis já que mau existe no jogo e as vezes é preciso consegui-los na base de farm dos inimigos.

Concluindo, minha experiência com esse game e sotn de fato definiu o porque gosto de side scrollers e principalmente metroidvanias, como o foco do castlevania é mais na ação, acaba que prefiro ele, mas sem dúvidas Metroid vem logo atrás também devido às suas experiências em 3D que a Nintendo soube fazer transições fantásticas. Recomendo muito!

Reviewed on Mar 15, 2024


Comments