O melhor: Um lore que sustenta uma galáxia inteira
O pior: As vezes é difícil prever o tom usado durante uma escolha de diálogo
Diretor do jogo explicando as Asaris pro resto da equipe: ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Finalmente iniciei uma das trilogias mais aclamadas da última década. Essa versão da Legendary Edition está muito bem remasterizada, o jogo está com ótimos visuais e performance. Foi curioso começar a jogar e perceber o quão pouco eu conhecia Mass Effect, já que parte da sua jogabilidade e a de um jogo de tiro em terceira pessoa. Nesse aspecto, ele faz pouco além do básico. O que torna seu combate interessante são as habilidades diferentes entre cada classe, mas mesmo com elas não há tanta variedade assim de situações de combate. Como explorei ao máximo e fiz várias sidequests eventualmente evolui minha equipe num ponto que deixou a maioria dos encontros bem fáceis (mas não triviais). Eu gostaria que houvesse um melhor equilibrio entre os poderes tech e biotic, alguns são muito mais úteis do que outros. Mas no geral era sempre divertido levitar um inimigo fora do cover e ver seu esquadrão pulverizar o coitado.

O universo construído em Mass Effect é simplesmente fantástico, e definitivamente o ponto alto da obra. Há muito o que se ler e ouvir sobre cada raça, planeta e tecnologia. Eventos históricos explicam as relações entre diferentes espécies alienígenas, e o papel da humanidade nisso tudo. Considerando que é um jogo de 2007, seu escopo é muito impressionante. Se por um lado os planetas e asteróides que são possíveis de explorar tem todos uma geografia semelhante (apesar de características visuais diferentes) e os ambientes interiores terem quase sempre o mesmo layout, o contexto é robusto o suficiente para engajar com os eventos que ocorrem ali. E é aqui que um dos aspectos mais importantes do jogo se destaca, suas opções de diálogos que permitem resolver mesmo conflitos delicados de maneira pacífica, ou tornar em massacre uma missão simples, dependendo de como o jogador vai querer moldar o seu comandante.

A história principal é surpreendentemente simples, apesar da grandiosidade do lore que à suporta. Outro aspecto que, de certa forma, eu não esperava, é que o jogo tem bastante humor, as vezes intencional (em algumas opções de diálogo) as vezes não (geralmente coisas que envolvem animação facial em cenas mais dramáticas). Os membros da sua equipe são todos bem únicos e interessantes à sua própria maneira, apesar de entender que personagens como Wrex e Liara tem bem mais "bagagem" na história principal. Alguns possuem um mini-arco próprio e são pouco desenvolvidos depois disso. Há opções de romance entre a tripulação, mas acho que o impacto desse aspecto, ao menos nesse primeiro jogo, é mínimo.

Como ponto negativo sinto que a navegação pelos menus, principalmente nas opções de equipamento, poderia ser melhor. É fácil se perder no tanto de loot que é possível adquirir no jogo, e as vezes escolher as melhores armas e modificadores pode levar mais tempo do que o necessário. Um outro ponto é que as vezes é difícil entender como um diálogo vai ser desenvolvido a partir de uma opção, que geralmente contém duas ou três palavras. Não raro o Shepard soava mais ou menos agressivo que imaginava numa situação.

Estou bem curioso em ver como a série evolui, visto que o segundo jogo é muito apreciado. Esse aqui, especialmente nessa versão, já é um ótimo começo.

Reviewed on Sep 23, 2023


2 Comments


7 months ago

Mesmo muitos considerando Mass Effect 2 o melhor da franquia, eu sempre tive um fraco para a forma como o ME1 conseguiu introduzir o universo de fundo sem dificuldade e isso vindo de um jogo lançado em 2007 é algo muito raro. A forma que a Bioware optou por usar os companheiros de aventura como representantes das raças também deixa um gostinho de simplicidade e efetividade não é mesmo?

Pela forma que você falou, acho que decidiu jogar com o Shepard masculino correto? Ele possui um sério problema no primeiro jogo que é essa dificuldade de separar a entonação para as escolhas e muita gente reclama da falta de "expressão" na voz, então sei que pode parecer estranho, mas se algum dia você for jogar novamente a franquia acho que vale muito a pena pegar a female Shepard e notar como certas coisas se tornam bem diferentes dependendo da atuação.

7 months ago

@SayeedJT Não sabia que esse problema era mais aplicado no male Shepard, vou seguir com o personagem criado até o fim da trilogia mas tenho sim interesse em rever a história com a female Shepard e fazendo outras escolhas.

Sobre os companheiros, eu acho muito interessante como a Normandy se torna uma nave "multiespécies". É rápido, mas é de forma natural que esses personagens se juntam por um mesmo interesse. Tem uns diálogos rápidos possíveis entre os dois que você escolhe te acompanhar numa missão que eu sempre acho bem legais, com por exemplo um entre o Wrex e a Tali ironizando sobre as tragédias de suas espécies. Torço pra ter mais coisas do tipo nas sequências.