O melhor: Os personagens e as excelentes músicas de cada um deles
O pior: O jogo pouco oferece além do modo principal
Bust-A-Move: Quem teve a "brilhante" ideia de dar esse nome para a série Puzzle Bobble no Ocidente? Isso é pior do que a confusão de Balrog, Vega e Bison...

Bust A Move/Groove nasceu como um jogo de luta e isso é bem perceptível quando se entende o gameplay. Diferente de boa parte de jogos musicais que consistem em apertar um botão quando um icone passa por um ponto específico de uma trilha, BaG exige mais atenção no ritmo de cada música para executar um comando a cada quatro "batidas" marcadas na tela, esses comandos vão ficando mais complexos conforme os combos do seu personagem, mas no momento em que o jogador domina esses combos, dá para completar todos as fases com as mesmas sequências, o que torna o jogo bem simples em termos de gameplay. A única coisa a mais para se preocupar além do ritmo é com a opção de atacar e esquivar dos ataques do adversário, o que é algo diferente para um jogo do tipo, mas também algo simples de dominar.

Visualmente é um jogo bem charmoso, os personagens são todos bem únicos e muito bem animados (o mocap do jogo para um jogo de PS1 é excelente, esse vídeo mostra como fica alguém fazendo as danças do jogo). Os cenários são mais simples, apesar de um ou outro efeito conforme o progresso da fase. Mas o grande destaque, obviamente, vai para as músicas. O jogo navega por vários estilos diferentes e é impressionante o quanto cada música combina com cada personagem (e como elas grudam na cabeça também). Há algumas diferenças entre as versões japonesa e americana, mas mesmo as músicas traduzidas eu achei que ficaram muito boas (vale a pena ouvir as duas versões).

O maior porém de Bust A Groove é que ele não oferece quase nada além do modo original, estilo Arcade com 12 fases. Há um modo Versus, uma opção para assistir as danças dos personagens ao completar o jogo com cada um deles, além de alguns personagens secretos. Poderia haver uma possibilidade de rever cada final (mesmo eles sendo bem curtinhos), pelo menos. Mas, apesar de em poucas horas ficar a sensação de que já se viu tudo do jogo, aprender a jogabilidade única dele e curtir cada música valeu muito a pena.

Reviewed on Nov 26, 2023


Comments