O melhor: A jogabilidade original e a ótima trilha sonora
O pior: Controlar a câmera é sofrível em alguns momentos
O melhor/pior: A dublagem americana é bisonha, mas é do tipo que dá a volta e acaba ficando engraçada

Dos vários jogos de plataforma 3D da quinta geração de consoles, Ape Escape era um dos poucos que nunca havia jogado. É muito interessante ver essa abordagem nos controles antes da padronização de como utilizar dois analógicos que temos atualmente. Cada gadget é bem simples de usar e, tirando o incômodo de ter que acessar o menu para trocar algum dos quatro que podem ficar nos botões de atalho, é muito divertido usar cada um deles para explorar as fases, muitas delas surpreendentemente grandes para um jogo de PS1.

O visual é muito charmoso, apesar de limitações técnicas como o campo de visão mais limitado. E a trilha sonora é, em sua maior parte, excelente. Os pontos negativos ficam para o controle de câmera, naturalmente limitado ao digital devido a jogabilidade única do jogo, mas que pode ser bem problemático em lugares que exigem mais precisão na plataforma. E também para a dublagem americana, que é bem, bem ruim.

No geral gostei muito de Ape Escape, especialmente porque é muito bom revisitar as fases com todos os gadgets disponíveis em busca do 100%. Mais um clássico do PS1 do saudoso Japan Studio para riscar da lista. E também pretendo jogar as sequências de PS2.

Reviewed on Apr 11, 2024


Comments