Yare Yare Daze, por onde eu começo? Esse jogo é potencialmente o jogo mais famoso de JoJo, até porque era o único com lançamento internacional por muitos anos, por isso a sua reputação precede e, felizmente, ele não decepciona.
Vamos começar pelo mais óbvio, mas que jogo lindo, todos os sprites, animações, efeitos e artes são impecáveis e bem detalhados, salve por alguns stands da versão de PS1 que são monocromáticos. Além disso, é impressionante o quão criativos eles são com os elementos da obra, se utilizando e brincando com isso em game, algumas histórias do arcade são surpreendente.
A atenção aos detalhes em tudo é surpreendente, em luta, em mini games e no modo história tudo tem detalhes absurdos, sendo um prato cheio pra viciados em referencias ou caçadores de segredos.
A jogabilidade é o padrão de "CAPCOM fighting game", o que quer dizer que vai ser diferente pra cada um como se adaptar esse jogo, porém eu sou terrível nesse tipo de jogo e mesmo assim consegui me adaptar bem aos controles e funcionalidades do jogo, mesmo que com o dobro de tempo e sofrimento que outras pessoas devem ter. Os personagens são bem funcionais. contudo é claro que tem uma porrada de coisa quebrada e, unido do bot furioso de arcade, fará sua vida miserável nas primeiras horas de gameplay, porém quando se acostumar as coisas serão um pouco mais prazerosas, você ainda vai se lascar, mas vai pelo menos vai poder revidar.
Pincelei um pouco a dificuldade, mas é importante deixar registrado que a dificuldade do jogo é ajustável apenas por modo arcade, o modo história tem dificuldade fixa e independente da dificuldade o Dio é um filha da put@ quebrado, a fama de um dos chefes mais desgraçados dos jogos de luta não é exagero.
O modo história vem com várias missões diferentes pra não ficar na monotonia, de minigames específicos para eventos da história e várias seções de Quick time events, isso pode irritar algumas pessoas, mas eu até que gostei. Esse modo também tem algo chamado "secret factor" onde em todas as missões terá algo especifico, muitas vezes relacionado à história do mangá, para fazer e ganhar mais pontos, porém tem vários desses fatores que são simplesmente ridículos, como conseguir vencer a luta por Time-out (o tempo de toda luta é 99 seg), esperar que o inimigo faça algo especifico (e que geralmente ele vai estar mais focado em te bater do que cooperar contigo) e todos as missões de Quick time tem como factor finalizar eles sem errar uma vez (Sendo os botões semi aleatórios e o timing é bem estranho). Tem um sistema de notas nas missões indo de E até S, conseguir um S nas missões mais avançadas beira ao impossível, mas isso se torna pior em união com o sistema de pontos.
"JoJo Ability" é o sistema de pontos do jogo que você ganha fazendo certas coisas e conseguindo rankings no modo história, esses pontos se acumulam e em quantidades especificas liberam coisas por jogo, como personagens, mini games, artworks e etc. Em tese não tem problemas esse sistema, e não tem mesmo, porém ele se torna extremamente frustrante quanto mais avançado no jogo você está, os pontos não vão somando toda vez que você finaliza uma missão, eles são fixos para cada missão, o que quer dizer que se você jogar uma missão avançada, se lascar muito para tentar conseguir um ranking melhor, você pode muito bem terminar a missão ganhando pouquíssimos pontos ou até nenhum, já tive o absurdo de ficar muito tempo tentando ranking melhor numa missão e quando consegui fui presenteado com literalmente UM UNICO PONTO, e de novo os personagens secretos só são liberados através disso e alguns em pontuações altíssimas (AIN O SUCO DE FIGHTING ARCADE ANOS 90!!!), porém esse problemas {Se é que dá pra chamar assim} é facilmente evitável se você não for um doido varrido que tenta desbloquear tudo no jogo (como aquele que vos fala), se jogar casualmente esse fator simplesmente não existe, o que faz minha única real critica ao jogo super dispensável junto com esse ultimo paragrafo.
Por fim é isso, "JoJo's Bizarre Adventure" é um jogo impecável, com grande dose de fansevice, bastante desafio para os corajosos e insano, algumas mecânicas que vão agradar mais uns do que outros e um jogo com uma arte lindíssima.
MARAVIGOLD!

Reviewed on Dec 29, 2023


Comments