VVVVVV é um jogo fácil de descrever, pois sua simplicidade guarda parte do seu valor.

Terry Cavanagh, seu criador, é um desenvolvedor indie com certo respaldo na comunidade, famoso por utilizar jogos como metáfora e por explorar de maneira profunda seus jogos aparentementes simplórios, com controles nem um pouco complexos e uma apresentação retro.

Todo o level design que foi montado, inspirado em clássicos do jurássico computador Commodore 64, uma das paixões de Cavanagh, até o estilo de transição de telas remete ao passado, algo já visto em outros jogos, como o primeiro Zelda.

VVVVVV não tem power ups, não tem evolução. Desta forma, fica fácil trabalhar com um aspecto interessante, que é a jogabilidade não linear. A dimensão VVVVVV é um grande espaço com 8 "fases" de um mundo não-linear. Um mundo aberto em um platformer retro 8 bits com mecânica gravitacional.

A trilha sonora e os gráficos são outro destaque à parte. Como todo o jogo é proposto em arte pixelizada de 8bits, a trilha sonora similar aos antigos chiptunes fica encarregada de embalar a aventura do Cap. Viridian. Acredite em mim: você vai querer baixar e ouvir essa trilha sonora, de tão boa que ela é.

A transição entre as "fases" é definida pela mudança da trilha sonora, mas não é só isso que há de interessante. Todo o mapa poderia ser colocado numa parede, montando assim uma espécie de mosaico formado por várias telas. Agora imagine que cada telinha tem um nome próprio, uma espécie de título para cada sala por onde o personagem transita. Neste único aspecto você encontra dicas, referências e brincadeiras que os desenvolvedores prepararam para os jogadores, além de facilitar a localização do jogador, permitindo o mesmo se orientar.

VVVVVV não é um jogo extremamente difícil, mas tem uma boa dose de desafio. Não se preocupe em falhar, entretanto. Um sistema de checkpoints salva a sua última posição e faz um load praticamente instantâneo caso algo de ruim lhe aconteça. Mas não pense que será um passeio no parque. Esse sistema foi feito pra evitar que você arranque os cabelos de sua cabeça de raiva ao perder o timing daquele último salto pra passar da sala e retorne para muito longe. Não vai evitar sua raiva, já que o level design em alguns momentos é bem cruel, mas com certeza vai reduzir.

A maior vantagem de VVVVVV é que é um jogo curto, prazeroso, que te dá espaço pra desenvolver suas habilidade manuais sem ter uma looooonga curva de aprendizado. Em pouco mais de 3h você deve finalizá-lo, apesar de existirem alguns poucos desafios extras. Mas, ei, curtinho assim é bom que qualquer dia você pode voltar e rejogá-lo novamente, como fazíamos na década de 90 com Sonic 1 e 2, finalizáveis em poucas horas.

Reviewed on Apr 18, 2021


Comments