Eu estava MUITO animado pra jogar esse depois que terminei o anterior - e eu não consigo conceber como foi possível piorar tanta coisa em uma sequência de uma vez. PiT ignora tudo que Superstar Saga fazia de melhor e, no lugar, ele simplesmente não faz nada (ou faz o mínimo pra existir um jogo ali).

Agora, ao invés de um mundo totalmente conectado, onde você descobre cada vez mais nuances e locais, o castelo da Peach vira um hub pra acessar as áreas do jogo, o que é bem ruim, mas seria aceitável se estas tivessem bastante exploração, quase como um "diorama de RPG". Mas, não, as áreas são totalmente lineares, todos os pequenos desvios são só pra dar itens e cada "mundo" se resume a passar em três telas e matar o chefe no final.

Sobre o gameplay no mundo, os puzzles são ridiculamente simples e fáceis e novas habilidades para interagir com o mundo são bem meh e introduzidas de forma totalmente artificial. SS tinha uma ótima dinâmica de contrapor os dois personagens (os dois ganhavam poderes de pulo ou martelo, mas eram totalmente diferentes entre si) enquanto PiT solta os poderes do nada, aparentemente.

As batalhas são outra coisa que não faz muito sentido, com decisões de design muito estranhas. Um ótimo exemplo é como o jogo trata os martelos, que só os babies podem usar. Se você quiser iniciar uma batalha dando dano com o martelo, você não pode fazer isso enquanto eles estão no colinho, eles tem que sair e serem controlados separadamente. Mas, se você faz isso, só os babies entram na batalha! - ou seja, simplesmente não é possível usar o martelo pra começar uma batalha com os 4 personagens.

Pra piorar, os babies tem metade de todos os stats do Mario e do Luigi, mas enfrentam exatamente os mesmos inimigos, o que faz todas as batalhas ficarem 2x mais difíceis, porque é muito mais fácil de morrer, e 2x mais demoradas, porque é muito mais difícil de dar dano. Além disso, os ataques especiais, que antes eram como habilidades únicas e conectadas com a forma que você interagia com os mapas, agora são ítens consumíveis totalmente separados das demais habilidades e bem sem graça.

Junte isso a um visual bem mais feio e estranho do que seu antecessor de GBA e uma história beeeeem meh e eu acabei tendo vários motivos pra parar com ele antes de terminar. Talvez um dia eu volte, mas definitivamente não é pra agora.

Reviewed on Apr 27, 2020


Comments