6.5 | Primeiramente irei falar os pontos positivos.

Como esperado de mais um jogo da Square, a trilha sonora é maravilhosa, mas o que me agradou logo de cara foram os gráficos extremamente lindos. Por ser um remake, eles decidiram dar uma mudada no sistema de batalha de turno pra um formato mais dinâmico, e conseguiram um modo novo e interessante para o combate, as barras de ação são ridículamente divertidas que ajudam a passar das lutas muito mais fácil e não perder tempo combatendo tanto personagem, revolucionou total o jeito de como jogar nas batalhas de turno.

Quando quer fazer ação, a direção é fabulosa, nas cenas que mais senti emoção foi concerteza nas partes que teve mais lutas exageradas, como nas missões dos reatores ou nas bossfights que todas são emocionantes, acertou em cheio pra um jogo onde o foco é nas batalhas.

Gostei também dos foreshadowing do Sephiroth pra cativar a narrativa da história, mas o que achei realmente interessante foi o protagonista Cloud, por mais que ele seja aquele clássico personagem edgy e emo que agente já viu milhares de vezes, eu adoro o fato dos próprios personagens zoarem o estereótipo dele ser um edygzão mesmo, criando aquelas situações embaraçosas e divertidas com a interação dos personagens, achei diferente e único em como executaram essa personalidade cringe de um jeito carismático, gosto bastante do Cloud, por mais que ainda não tenha recebido nenhum trabalho, consigo ver potencial em um desenvolvimento futuro.

Agora irei falar os pontos negativos.

A gameplay, com exceção das batalhas, é completamente robótico, grande parte das mecânicas do jogo foram tão mal readaptadas que até na execução durante o decorrer da história ficou terrível, além disso a trama do plot e dos personagens estão péssimos, tudo é tão inorgânico e mal direcionado que chega a ser ridículo várias situações sérias ou os momentos de drama e relação do grupo, a direção pecou absurdamente nesse quesito que é um dos mais importante pra uma história que exige uma transmissão mais "viva" vindo de uma readaptação, a direção só começou a melhorar na reta final onde acontece os momentos mais impactantes, o jogo tem esses extremos de acertar bonito na parte da ação e errar feio na parte da trama.

Outra coisa que acho um saco são as side quests, entendo que essas missões servem pra fazer você se comunicar com o mundo só que é TANTA missão em excesso que acabei achando chatíssimo e fúteis, os puzzles não ficam de fora desse assunto porque todos são uma porcaria, estenderam demais o jogo e ficou maçante de jogar por causa disso.

Sobre o elenco, todos os personagens são super genéricos e vazios, tirando o Cloud que já citei e o Barret por eu gostar do carisma que ele tem com o pessoal, mas quase nenhum consegui sentir um apego.

E por último dos problemas pra ser chato aqui que é a legenda, quem tá acostumado a ouvir idioma em japonês(decidi jogar no idioma em japonês) percebe com muita facilidade que a tradução das falas e dos diálogos tá ruim demais, sinceramente nem se quer pensei que pudessem errar nisso.

Concluindo:

O jogo é bom nas batalhas e combate, conseguiu ser ultra divertido e inovador, porém no resto da gameplay e na história transmitiu pateticamente pela direção horrorosa, uma bela faca de dois gumes.

Reviewed on Dec 22, 2022


Comments