Uma evolução, que regridiu.

Após o término do Origins, fiquei muito animado em iniciar DA2 pra saber como a sequencia daria continuidade a uma história que pra mim era perfeita no 1, tive medo, muito medo!

Porém ele aprimorou muito no quesito de história, ele traz pontos importantes para a saga, mesmo construindo um novo plot com outro personagem, os feitos do nosso herói anterior é sempre mencionado e deixa claro que pra entender uns pontos da história, é necessário jogar o Origins ou ao menos ter conhecimento do que ocorreu no jogo anterior.

Uma construção de história que eu achei ousada, se centrando apenas em Kirkwall mas ao mesmo tempo apresentando bastante de todo canto que vai, personagens novos que são tão carismáticos e únicos quanto os do jogo anterior, é impossível jogar DA2 e não se encantar por um dos personagens dele porque ele aplica muito bem a essência do jogo anterior, sobre cada um ter seus próprios pensamentos, fé, convicções e desejos.

Seu desenrolar da história é rápido e é bem mais curto que o anterior, eu achei o plot dele mais fraco e pouco animador, mas não deixa de ser bom e legal de ver, pois ele toma um rumo diferente, seu personagem continua sendo importante mas.. sei la não me passa uma vibe tão poderosa assim.

Bom agora indo sobre a gameplay do jogo.. bom ela melhorou, ela é bem mais jogável do que a do anterior e sinceramente eu não passei tanto problemas pra se adaptar a ela, porém continua uma gameplay meio travada e sem ser tão action rpg assim, prosseguindo com suas raízes de CRPG no talo.

Pra mim o que me chateou de verdade em DA2 foi a respeito de sua construção de cenário, como o jogo tem o centro da história em Kirkwall, você literalmente só anda por la e em alguns cantos das floresta.. o que sinceramente se tornou um tanto repetitivo e sem graça ao decorrer do tempo, deu um certo desânimo passar sempre pelos mesmos lugares e não ver tantas mudanças, portanto, neste pontto o jogo é bem vazio.

Mas algo que eu gostei muito em DA2 é que eles deram mais personalidade ao nosso personagem principal. No anterior você apenas selecionava uma parte do diálogo e o NPC dava sua resposta, isso tornava o jogo mais rápido e com menos linhas de diálogo, em contraparte, também tirava e ocultava um pouco a personalidade que ele devia ter, graças ao Criador, em DA2 isso foi corrigido, agora nosso personagem fala, interage, zomba, xinga (nesse caso, só se você quiser).

Sobre as questões românticas dos personagens eu achei ok, acho que deveria ter tido mais opções e uma interação melhor no romance, por exemplo:

No DA Origins se você se relacionar com um certo companheiro e depois entrar em um relacionamento com outro, vai ter diálogos de ciúmes e vai surtir em um triângulo amoroso, com interações bem reais e que da todo aquele ar de imersão no game.

Porém, no DA2 isso não ocorre, você pode ter relações com seus companheiros e no fim ainda assim, se casar tranquilamente, algo que poderia ser totalmente quebrado no Origins. nesse ponto achei bem paia, são coisas pequenas mas que quebram um pouco a imersão do jogo, poxa eu queria muito ver um dialogo de triangulo amoroso ou alguns papo romantico mais aceso no jogo.

Em 2023, o jogo já ta velho?

Não, acredito que seus gráficos deram uma envelhecida assim mas o jogo continua bom pra se jogar hoje em dia, não tive nenhum problemas olhando pros detalhes dos modelos ou algo assim, quase não me incomodei com texturas pois elas continuam bem polidas.

Sua jogabilidade também não envelheceu, apenas suas animações que são um pouco duras demais que pode causar estranhamento, mas nada que realmente incomode a ponto de ter feito eu achar o jogo péssimo pra hoje em dia.

A falta de tradução

Bom, aqui sigo com a mesma crítica que fiz no DAO, o jogo não tem uma tradução em portugues, claro que a gente pode falar pela questão do tempo, mas em 2011 você já tava começando a ver jogos vindo com traduções e alguns inteiramente dublados, isso me chateou muito em DA2, mas é claro, segue a dica de sempre.

Se tiver no PC, nada que um modzinho de tradução feita pela comunidade não resolva ;)

Ele fica mil vezes melhor se tiver em PT-BR, afinal é um jogo puramente com foco nos textos, se for jogar no PC, recomendo muito botar a tradução!

Reviewed on May 31, 2023


Comments