O conceito de sucessor espiritual é um tanto carregado. Ao dizermos "tal game é sucessor espiritual desse aqui", conscientemente ou não estamos fazendo uma hierarquização. Um jogo é a origem, a expressão legítima e integral a ser copiada; outro tem o papel subalterno de preservar sua essência, ainda que em outro corpo - e o qualquer desvio desse desígnio nada objetivo e nebuloso será posto em questão.

Quando um game ganha então a alcunha de "antecessor espiritual de X game", adiciona-se a essa hierarquização um anacronismo teleológico. Afinal, ninguém fez Gunforce já de olho no futuro e pensando "aqui estão as bases do que um dia vai ser Metal Slug!". Analisar o game pelo o que ele é, não pela relação que ele tem com games que influenciaria no futuro, seria o mais justo para a obra.

Mais justo mas também mais complicado. Afinal, os criadores de Gunforce não têm a vantagem do retrospecto, mas nós temos. E mesmo que eu tente fazer esse exercício, não posso negar o fato de que o que me levou a jogar o game foi justamente sua fama de "antecessor espiritual" de Metal Slug.

... Então não vou me dar esse trabalho e só dizer que Metal Slug faz tudo o que Gunforce pretendia fazer muito melhor e deixar por isso mesmo. :D

Reviewed on Jan 03, 2022


1 Comment


1 year ago

Belo texto, infelizmente o antecessor de metal slug é gun force 2(geo force), feito pela mesma equipe de metal slug.