Apesar de sua inegável influência, nenhum FPS realmente se parece com o primeiro Halo: Combat Evolved, incluindo suas sequências. A indústria como um todo pegou elementos básicos de seu design, como os escudos que se regeneram sozinhos e só poder carregar duas armas, e os iterou repetidamente sem necessariamente replicar como e por que essas mecânicas eram utilizadas. Combat Evolved misturava o mundo semi-aberto, combate veicular e mecânicas de tiro polidas num pacote precisamente projetado para te fazer sentir que estava explorando um verdadeiro mundo sci-fi expansivo, desconhecido, hostil e intrincado. Outros Halos e shooters podem ter mais ação e serem mais espetaculares, mas rapidamente viraram aventuras militares ambientadas no espaço em vez de mundos sci-fi a serem desbravados.

Cada sequência de Halo parecia presa num jogo de soma zero. Para cada adição, uma subtração. Halo 2 trouxe um combate mais sofisticado e um multiplayer online legendário, mas sacrificou o senso de liberdade e movimentação do original. Halo 3 elevou a grandiosidade narrativa ao mesmo tempo em que abandonou campanha com múltiplos protagonistas. Halo 4 trouxe novos inimigos e armas, que tiveram o efeito adverso de mexer com todo o balanceamento do combate de formas nem sempre positivas. Quando a franquia enfim chegou em seu quinto título principal, sua metamorfose de uma série que influenciou os shooters modernos para apenas mais um shooter moderno estava completa.

Halo Infinite tinha tudo para completar esse ciclo, agora com a adição de um "mundo aberto", algo que nenhum jogo moderno (não apenas shooter) parece não poder ter. Felizmente, a 343i estava numa situação delicada e sua relação com os fãs em risco. Sim, felizmente, porque isso obrigou o estúdio a olhar para as origens da série e se perguntar "o que fez o primeiro jogo tão especial?". O mundo aberto, assim, em vez de ser mais um passo na transformação da série no shooter paradigmático por excelência, acabou criando algo que eu nunca imaginaria encontrar: o sucessor espiritual de Halo: Combat Evolved.

Reviewed on Jan 27, 2022


Comments