Um jogo que pode ser bem lento e entediante, mas que respeito pela coragem de ser lento e entediante. Se jogado da forma "certa", "Bury me, my Love" simula perfeitamente a comunicação assíncrona, às vezes enfurecedoramente vaga e quase sempre exasperante entre duas pessoas separadas por enormes distâncias e com apenas mensagens de texto como forma de contato. O jogo vai tão longe em seu intento que ele te obriga a esperar, às vezes por horas, até que a outra pesssoa responda suas mensagens - isso é, se é que ela lerá. Se você já mandou uma mensagem para um entequerido e ficou esperando ansiosamente para que ele lêsse e respondesse vai ter uma noção de como é jogar esse game. Certamente algo com o que todos nós podemos empatizar.

Algo com o que nem todos nós podemos empatizar (pelo menos no ocidente) é a ambientação de guerra civil e migrações forçadas em que se passa a história. A tensão que o jogo gera em você é bem grande. Cada mensagem que demora para ser respondida ou só ver a outra pessoa digitando sem parar já te faz pensar que o pior aconteceu ou está para acontecer. Dependendo da rota seguinda pela narrativa, realmente acontecerá. Tornando a situação ainda mais crítica, qualquer ação sua tem efeitos apenas indiretos. Você pode dar sugestões à pessoa do outro lado da linha, sua esposa Nour, sobre o que fazer ou não, mas ela pode ignorá-las, ou eventos exteriores fazê-la tomar outras decisões. A sensação de impotência é enorme, principalmente nos finais ruins.

Se não ficou claro, não é exatamente uma obra agradável de se experienciar. Com um tema tão sério como a Guerra Civil da Síria, nem deveria! Entretanto, ser desagradável não é a mesma coisa que não ser engajante... o que nem sempre "Bury me, my Love" consegue ser, pelo menos por muito tempo. Pelo o que li, são um total de 19 finais, mas só tive ânimo para ver dois. Não dá para escolher um ponto específico da narrativa por onde continuar em gameplays posteriores, então é repetir várias conversas e eventos só para tomar decisão A em vez de B num ponto específico e ver se faz alguma diferença. Imagine fazer isso pelo menos 19 vezes seguidas. Mesmo desativando a opção de conversas em tempo real, assim eliminando o tempo de espera pelas respostas, é algo que toma bastante tempo. E considerando que alguns finais são bem deprimentes, não dá par dizer que esse esforço é recompensador...

Dito isto, é um jogo interessantíssimo e que aborda seu tema com enorme sensibilidade e verossimilhança, para o bem e para o mal. Se fosse mais "divertido" ou tivesse "QoL features" não teria o mesmo impacto.

Reviewed on Mar 06, 2022


Comments