Esse jogo deixa meu sexto sentido de historiador em alerta máximo. Todos os artigos e descrições do game que encontrei (que são pouquíssimos, diga-se de passagem) apontam para uma única fonte, este blog intitulado myBitBox. Algumas páginas são cópias verbatim do blog, só apagando um ou outro parágrafo, como a descrição do game na IFDB.

Se lermos o blog que registra a existência de Highnoon, mais perguntas surgem. s1axter, o autor, diz que "descobriu o código em BASIC impresso" e o usou para recriar uma versão em JavaScript. Como e em que condições ele descobriu esse código? Alguém mais teve acesso a esse material?

Aparentemente, essa valiosa fonte está na coleção pessoal de s1axter, em vez de com alguma instituição de preservação da memória. Isso me faz lembrar dos séculos XVIII e XIX, em que boa parte dos artefatos de interesse histórico estavam em antiquários e coleções pessoais. Quando dizem que o campo da História dos Videogames ainda está em sua infância, não é exagero...

Tentei outros caminhos de pesquisa para descobrir mais sobre a história do jogo e não tive sucesso. Apesar de s1axter dizer que conversou com Chris Gaylo, creditado com a criação do jogo, não encontrei nenhum contato público dele - ele deve ser uma pessoa relativamente reservada, visto que não tem presença digital. Também tentei procurar alguma lista de egressos Syosset High School, onde Gaylo teria se formado e onde desenvolveu Highnoon, mas não obtive sucesso.

Outro possível caminho de pesquisa, a Call-A-Computer Company, empresa que teria fornecido a mainframe ao Syosset High School em que Gaylo programou Highnoon através de um teletype terminal, também não deu em nada. Se há fontes sobre a história da companhia, ou elas não estão online ou (bem provável) tenho que melhorar meu google-fu.

O que me restou foi fazer uma espécie de análise paleográfica. Aparentemente, o código BASIC do jogo segue a sintaxe da linguagem de programação como ela era no final dos 60 e início dos 70, o que significa que o jogo, em tese, rodaria em hardwares da época. Esse é o máximo que posso dizer sobre a historicidade de Highnoon.

Meu propósito aqui não é por dúvidas na veracidade do jogo ou de sua antiguidade. É provável que esse seja apenas um caso de um artefato mal documentado - algo infelizmente muito comum e especialmente prevalente na história dos primeiros games.

Partindo do princípio então que Highnoon é um jogo que de fato lançou em 1970, temos um game bem interessante. Anos antes de Oregon Trail e num formato muito mais acessível que The Sumerian Game, temos um dos primeiros games com narrativa, disputando este posto com Hamurabi e Star Trek. De fato, seu funcionamento é tão próximo ao de gêneros puramente narrativos que ainda seriam criados como Interactive Fiction que alguém até recriou o jogo no Twine, que é uma das formas mais cômodas de jogá-lo hoje em dia. Um jogo realmente visionário, ainda que sua pobre documentação me perturbe ao ponto de eu ocupar meu tempo mais com perguntas sobre sua historicidade do que apreciar seu design.

Reviewed on Jun 12, 2022


1 Comment


10 months ago

@Average_Sam That's alright, I don't speak spanish either :D (that's Brazilian Portuguese lol)

Thank you for the resources!