O primeiro jogo da série Ultima que eu diria ser um verdadeiro clássico. Seu conceito extremamente original nunca foi replicado por qualquer jogo que eu conheça: não há malvadões para derrotar ou mundos para salvar; seu objetivo é se tornar um "Avatar da Virtude", um exemplo para os habitantes da nação de Britannia. Para tal, é necessário conhecer bem o mundo para o qual você foi transportado. Em especial, você precisa ter uma boa compreensão do sistema filosófico-moral que guia os habitantes de Britannia, baseado em oito virtudes - Honestidade, Valor, Compaixão, Honra, Justiça, Sacrifício, Espiritualidade e Humildade - que derivam de três princípios - Verdade, Amor e Coragem.

O mais importante: para se tornar o "Avatar da Virtude" você tem que... agir virtuosamente! Todas suas ações e interações afetam seu alinhamento em uma das oito virtudes, de batalhas aleatórias à conversas com NPCs. Sistemas de alinhamento moral não são incomuns em RPGs eletrônico, mas quantos te obrigam a agir de fato moralmente?

Sendo um RPG tão oldschool que faz RPGs oldschool parecerem novos, Ultima IV sofre com algumas limitações técnicas e certas decisões de design que são hoje em dia consideradas obsoletas. Não obstante, ele ainda é uma experiência sem similares anos depois e executa o que pretende de forma genial. Se você conseguir lidar com algumas de suas partes "antiquadas", não vai se arrepender da jornada.

Reviewed on Dec 22, 2020


Comments