"Século 21, progresso? Olha de novo irmão
Cê vai ver que os preto ainda tão na rua, no gueto e na prisão
Sem saber se são regra ou exceção
Todo mundo é igual, e ainda sim, nóis tá fora do padrão(...)"

a série gta é tematicamente uma grande sátira auto consciente da realidade, que traz pautas políticas, ou melhor, problemas sociais de grandes metrópoles como ideias centrais de suas histórias e narrativas, e dentre todos os títulos que joguei até o momento, gta san andreas é o que melhor faz isso.

não tão distante da realidade racista de sp, exposta na rima lá em cima do Emicida, gta sa traz em primeiro plano a violência na periferia de los santos, como ela persegue pessoas pretas em forma de crime, drogas e polícia. Embora o assunto seja sério, o jogo é o suco do humor ácido e piada tosca (que eu amo), tipo a missão que o cj sozinho invade a área 69 pra roubar um jetpack pra um lunático chamado A VERDADE que fuma maconha e dirige a van do scooby doo.

em questão de gameplay ele é incrível, eu mi divirto muito com tudo que o jogo oferece, desde as cidades, carros, armas, cheats, as missões, oq for.

concluindo, gta sa tem temas incríveis, personagens incríveis, história incrível, gameplay incrível, tudo é incrível e marcou o brasil. Você que por acaso leu isso, ouça "pra quem já mordeu um cachorro por comida até que eu cheguei longe" do Emicida, disco do verso que usei aqui, provavelmente o melhor disco de rap nacional.

Reviewed on Apr 05, 2024


Comments