Eu vi o pôster do jogo e li uma resenha, então eu sabia onde estava me metendo. No entanto, segui minha meta de pelo menos experimentar o jogo pra ver se eu poderia ter uma opinião diferente.

Spoiler: odiei.

Quer dizer, não odieeeeeei odiei. É só que não é o tipo de jogo que me enche os olhos e eu fiquei confuso a maior parte do tempo. Primeiro que a fase "tutorial" do jogo me deixou completamente perdido; só que quando eu fui jogar a primeira fase da campanha principal foi MUITO melhor. O "tutorial" já me jogava no menu cheio de coisas na tela que eu não tinha ideia pra que serviam. A primeira fase da campanha vai apresentando os botões e as informações da interface aos poucos e foi uma experiência muito melhor.

Red Solstice é o típico jogo de "apocalipse zumbi". Pelo pouco que entendi da história, houve uma evacuação em massa da Terra pra Marte depois desse pequeno acidente com um vírus que transforma todo mundo em zumbi. O problema é que agora está tendo alguma revolta política em Marte e o vírus, de alguma forma, chegou lá também. Eu nunca vou saber da história completa porque eu nunca mais quero jogar esse jogo na minha vida.

Eu sei que estou sendo repetitivo, mas eu fiquei muito perdido e isso deve ter acontecido porque Red Solstice não é um jogo pra mim. O jargão militar que os personagens falam, os nomes das armas que eu não faço ideia do que significa, a mecânica de cumprir missões em um campo de batalha, tudo fica fora da minha zona de conforto.

Eu fiquei também muito confuso na questão de skills dos personagens. Eu consigo controlar uma party de quatro soldados, cada um com habilidades diferentes, mas eu não entendi bulhufas do que cada um faz. A que eu mais entendi foi a que é uma espécie de médica (no caso, ela preenche o papel de curandeira do grupo) porque foi o que mais me lembrou RPGs medievais.

Coisas que eu de fato gostei: os gráficos eram bem agradáveis, a câmera fica num ponto fixo de cima e eu conseguia ver bem o cenário (apesar de me irritar às vezes por não conseguir entender se a parede tinha uma porta pra eu entrar), o mapa é uma das únicas coisas do jogo que não é completamente lotada de informações, e a dublagem também é muito bem feita.

No geral, a experiência foi ruim e não me deu vontade de pesquisar e entender como o jogo funciona. Talvez algum outro jogo de apocalipse zumbi me faça entender o apelo do gênero.

Reviewed on Nov 11, 2021


Comments