e esse jogo, que tem um senso de humor bem similar ao do queridinho de 2023, hi-fi rush, mas foi destroçado pelas pessoas por causa de um trailer? da protagonista? porque decidiram que esse tipo de humor deveria ser feito apenas quando os personagens estão estilizados com cel-shading e nenhuma outra escolha estética é válida? porque a frey é mulher?

bom, tanto faz, acho irônico, porém, que justo forspoken sofreu isso considerando que é um jogo que passa boa parte do seu tempo matutando sobre rejeição. a reação de desconforto ao ver que a frey rejeita athia ao invés de abraçar e se agarrar a toda a beleza de seus ambientes e aos poderes que ela ganha lá, como em muitas obras de ficção onde um personagem que vive no nosso mundo real é transportado para outro.

a frey não é uma personagem que teve uma vida fácil, abandonada quando criança, não conseguindo se encaixar em nenhuma família que a adotou, ela tem de roubar pra conseguir levar a vida dela e acaba sem-teto logo no começo. ela não tem mais energia nem muita esperança - a única forma que ela vê o mundo da ficção é com ironia e descaso, não existe muita beleza no sobrenatural se a única coisa que você consegue sentir vontade é de sentar em algum canto e fechar os olhos pra deixar o destino decidir por você o amanhã.

isso poderia ser diminuído se assim que a frey demonstrasse poder e capacidade de enfrentar os males que assolam athia, o povo se reunisse e clamasse por ela, tratasse ela feito uma rainha - mas assim que você conhece a cidade principal, todas as posições de poder dela rejeitam frey e apenas a parcela classe baixa da cidade consegue oferecer um mínimo de aconchego pra ela.

não é atoa que vemos ela se compadecendo com outros ostracizados da cidade, com crianças ladras que também foram abandonadas ou frey simplesmente preferindo ficar em casas de bruxas que estão espalhadas pelo mundo (agora todo isolado fora da cidade principal) cuidando de seus gatos mágicos, tanto por causa de sua vivência mais isolada no mundo real quanto pela sua posição de um ser sobrenatural em athia.

é muito fácil reclamar de um personagem que "não tem carisma" ou "não age como protagonista", mas a personagem é a personagem, independente das vontades de quem está engajando com a obra e poder ver a boneca pouco a pouco também criando afeto pelos ambientes lindos, pelas acrobacias super legais de executar e as magias coloridonas e variadas faz valer a pena nem que seja só pra fazer você sentir que ajudou um pouquinho essa protagonista a apreciar o mundo pela primeira vez.

Reviewed on Dec 19, 2023


Comments