Mais de um mês depois de zerar, fica difícil condensar meus pensamentos em um texto por eu ser um fanático por Sonic. Cada grão, cada detalhe, cada pixel recebe uma atenção redobrada como consequência do hiperfoco provindo de minha neurodivergência. Por ter tantos pensamentos direcionados e ao mesmo tempo dispersos, olho pra folha em branco e não consigo escrever, mesmo tendo muito o que dizer, e por isso acumulo textos a serem feitos, me fazendo demorar mais ainda a escrever, como uma bola de neve.

O problema do final de Sonic Frontiers nunca foi o minigame Ikagura. Pra mim, o problema foi a soma da resolução idiota no clímax, a ilha semi-reciclada, e o último titã, que é de longe o mais fraco e sem graça. De longe mesmo, há um abismo entre os outros e ele, pode reparar no discurso sobre o jogo que você percebe que ninguém fala dele.
Então quando a última atualização veio com a proposta de "consertar" o final, eu esperava que esses problemas fossem corrigidos, e que as novidades como os personagens jogáveis corrigissem a falta deles nos últimos DEZESSETE anos.

O que eu recebi foi uma ilha que parece ser outra pela quantidade de coisas voando, a piora dos pop-ins, personagens que me alegram demais, mas todos com seus probleminhas, umas das melhores fases do ciberespaço com colecionáveis irresistíveis e, finalmente, um final... pior?

O último chefe e a nova transformação deveriam ser a cereja do bolo, mas aquele cordão cabeçal ridículo me fez perder a empolgação, e o que tanto queríamos ver ser resguardado pra uma cutscene que homenageia Sonic X é ultra decepcionante e não sei como a comunidade amou tanto. A maior diferença do encerramento não me agradou, fazendo toda a reta final não ter a carga emocional presente originalmente. Ian Flynn, você me decepcionou, e não acredito que logo você flanderizou os personagens.

Mas essa expansão é definitivamente uma expansão de Sonic Frontiers, pra Sonic Frontiers, por Sonic Frontiers. Já vou explicar.

A melhor coisa dela foi ver a prova de que o Morio Kishimoto jogou Spark The Eletric Jester 3 (VAI BRASIL). De que ele realmente leu os documentos feitos por fãs que ele disse que leu, e que ele realmente quer fazer o máximo pra se redimir.
Os novos desafios de plataforma e fases cyberspace são muito melhores e mais difíceis que os do jogo original, pois aqui você tem o SPIN DASH. Ele é desbloqueado automaticamente na expansão, e eu já tinha o testado antes na atualização que o adicionou através de cheats. A sua inclusão muda o jogo TODO, e combinado com os novos sliders e opções de customização dos controles, trazem de volta (um pouco de) MOMENTUM, aquele aspecto que já foi o principal da franquia. Ele não é completo e parece um mod, e é muito claro que o spin dash muda os valores da gravidade, mas melhora e muda a travessia de maneiras muito significantes. Junto disso, o level design sabe que tudo isso foi melhorado e a habilidade foi adicionada, então ele abraça totalmente isso e traz de volta as rampas, loops e mobilidade aérea que tanto amamos. No cyberspace, as fases são quase todas baseadas nisso, e meu coração fica quentinho, e só não se apaixona loucamente porque percebe que esse morango tá fatiado por cima do açaí, e não batido junto dele. É muito perceptível que as estruturas não tão preparadas pra isso, mas agradaram muito bem seu público alvo- os fãs.
Tudo que veio depois do lançamento foi feito pensado em nós, o que não acontecia há um tempo. A intenção é realmente nos dar o que queríamos. E isso fica mais claro ainda quando notamos o nível elevado de dificuldade dos novos desafios que causou muito choro na internet. Em partes, tá certo, pois a mudança de uma mecânica de combate exige a mudança dos inimigos, e isso não acontece, causando problemas telegráficos enormes. Porém, outros não tem problemas inerentes além de desafiarem a maestria de quem tá uns meses sem jogar.
Os novos personagens jogáveis trazem consigo muitos sorrisos, mas muitas frustrações, e provas de que tudo isso continua sendo rushado.

É Sonic Frontiers, e na verdade nem preciso explicar. Deixa o diretor falar:

No lançamento: "[...] Estou aliviado que o jogo foi lançado e está alcançando os fãs. Estamos verificando as opiniões da crítica e dos jogadores. Como foi apontado, ainda há elementos que não estão no ponto certo, e estamos levando isso a sério como um teste beta global”.

Em Final Horizon: "Sonic Frontiers agora está completo. Aprendi muito interagindo com todos aqui depois do lançamento. Infelizmente, não conseguimos implementar todas as opiniões que recebemos de todos durante a fase final. Em vez disso, entendi o caminho que deveria seguir. Foi um ano muito intenso após o lançamento ❣️ Obrigado 💖"

O jogo é um beta test, e essa atualização é um "teaser" do que aprenderam e do que vão focar no próximo jogo. Perceber nisso me deixa conflitante sobre esse beta test custar $60, e sobre saberem e aceitarem que é tudo mega desengonçado, mas de qualquer maneira, isso é um fato.

É o caminho na direção certa, é as mensagens que são passadas pro público, e as conversas diretas que existem entre o jogo e o fã, o informando que houve uma mudança e que ele quer voltar a me agradar. Tudo isso é muito elevado nessa DLC.

A base criada para moders o corrigirem e extraírem o máximo de suas possibilidades, transformando essa experiência numa infinitamente melhor daqui a uns anos, foi estabelecida oferecendo um jogo que parece já ter sido feito assim.

Tem algo mais Sonic Frontiers que isso?







PS: Essa atualização trouxe um bug que simplesmente impede o jogo de abrir em PCs com iGPUs, ou seja, bloqueou o acesso a milhares de compradores e até agora não foi corrigido. Isso é um absurdo!

Reviewed on Nov 03, 2023


3 Comments


5 months ago

muito bom ótima escrita amei

3 months ago

Finalmente após zerar depois desse bug horrorivel que estragou a minha jogatina vim ler o maestro da escrita e crítica.
Quando você disse: '' esse morango tá fatiado por cima do açaí, e não batido junto dele'', achei genial kkkkkkk mas pensei imediatamente que eu gosto de fruta dentro do açaí e incluir ele no pacote custa até mais caro.
Sinto muito por você não ter gostado tanto, concordo em partes com tudo o que você disse, mas discordo que o final tenha sido pior. Pra mim ou melhorou um pouco ou se manteve como o último chefe. Eu esperava mais do final justamente por saber que estavam ouvindo o público e analisando cada opinião acerca do produto, mas ainda assim achei um final que não chegou aos pés da primeira vez que derrotei o primeiro chefe ao som de Undefeatable, a animação e empolgação e o sentimento que passa, por mais que tenha sido momentâneo. Sem contar da falta de clareza do que é pra fazer, fiquei rejogando ele várias vezes porque não parava de morrer sem saber do cordão cabeçal como você disse. Eu talvez prefira esse final, mas ainda assim acho que não devia ter anulado todo a ideia que queriam passar quando colocaram da última vez o final diferente.
Por mais que eu tenha jogado depois da atualização, que deixa o jogo mais fácil, ainda assim continua com um nivel de dificuldade grande de mais, imagino anteriormente kkkkkk na verdade quero nem imaginar. Infelizmente joguei esse jogo de saco cheio mas queria ter participado na época que saiu de verdade, tava muito animada pra jogar com os outros personagens depois de anos.
Antes, sonic frontiers me deixava feliz por ver mais nitidamente como queriam seguir da forma correta com sonic e seu futuro me empolgava cada vez mais.
Depois de Final Horizon parece que ignoraram um pouco todo progresso que fizeram durante o jogo e alguns personagens ficaram ate de fora, tomando so uma linha de personalidade, o que foi o mais diferente em sonic frontiers e por isso tinha amado. Sem querer querendo acabei desanimando um pouco, mas ainda ansiosa pra ver o que estar por vir.

3 months ago

@cellerepe Eu prefiro muito mais as cenas finais originais e toda a emoção que elas passam, mas no que vem antes, ficou muito melhor. Também acho que poderiam dar uma misturada melhor.
É uma pena que isso tenha acontecido com você e milhares de outros jogadores, é um absurdo mas pelo menos foi corrigido.
Eu discordo do que você falou no final, e acho que voltaram atrás apenas nos personagens, mas na gameplay, aqui foi mostrado um alpha do que tá por vir e achei muito promissor, e fiquei ainda mais ansioso.