Skyrim foi um fenômeno em sua estreia, e isso ficou claro quando ganhou o título de 'Jogo do Ano' em 2011 apenas semanas após seu lançamento. Não demorou muito pra que a mídia e os jogadores percebessem que a obra ia perdurar por anos e anos com relevância.

Contudo, isso não dependeu apenas da comunidade, diga-se de passagem: Todd Howard enxerga Skyrim como seu bebê. Nunca o deixando cair em esquecimento.

The Elder Scrolls V: Skyrim é frequentemente portado pra toda geração que vem, já tendo passado mais de 10 anos desde sua primeira versão. Nem sequer a realidade virtual escapou das mãos de Skyrim.

A comunidade além de jogar incansavelmente também contribuiu desenvolvendo inúmeros MODs: desde skins cosméticas até campanhas não-oficiais inteiras. Posteriormente, até a Bethesda incorporou os MODs de forma oficial – e monetizada – em sua plataforma.

Mas o que explica tanto sucesso?

Na minha opinião, além de ser um jogo excepcional, também teve a sorte de ter sido lançado no boom da comunidade gamer na internet. Skyrim é conhecido por ter diversos bugs, na sua maioria muito engraçados, que proporcionaram um certo marketing pro jogo por meio de vídeos virais na web. Junte isso ao fato do jogo teoricamente ser infinito e um tanto complexo pra um jogo mainstream. O resultado disso tudo foram milhares de posts e jogadores engajando com guias e tutoriais por toda internet. Algo nunca antes visto com tanta proporção.

Os gráficos, ultrapassados até pra sua época, e mecânicas exageradamente quebradas são seus pontos ruins, porém também bons ao mesmo tempo pois dá a impressão que o jogo não envelhece nunca.

Apesar disso, nada ofusca o brilho das mais diversas histórias e experiências que o jogo proporciona. Há quests e personagens que sempre vão estar nas minhas memórias. É um jogo que sempre vai estar lá esperando pra ser revisitado por mim, como aconteceu agora 13 anos após a primeira vez que joguei.

Esse é sem dúvida o Magnum Opus de Todd Howard, e acho muito difícil outro jogo dele ultrapassar o barulho que Skyrim fez e que ainda ecoa até os dias de hoje.

Torço por sua sequência (e que a vejamos em breve).

Reviewed on Jan 10, 2024


Comments