Esse foi meu primeiro contato com a trilogia e devo admitir que me arrependo de não ter jogado antes.

Mass Effect 1 tem um dos melhores worldbuildings que já vi dentro de um jogo. É tudo tão natural e fluído que me fez ter vontade de conhecer mais e mais sobre as raças, os planetas, as tecnologias, etc.

Há um codex no jogo que é organizado como uma enciclopédia pra consultar os variados tópicos abordados no mundo, atualizado continuamente ao longo da jornada. Uma boa sacada pra quem esquece das coisas como eu.

A gameplay travada não é das melhores e já mostra sua idade, parecendo um shooter de qualidade duvidável. E tudo fica pior quando você dirige o Mako, veículo de exploração e combate de Shepard.

O fator RPG é excelente e cada escolha nos diálogos realmente importam. Algumas ações têm consequências durante a trilogia toda e isso é muito imersivo.

Gostei muito dos personagens do esquadrão, são bem escritos e te dá motivação de conhecer cada um, podendo até ter um romance com alguns deles (infelizmente em Mass Effect 1 não há romances gays).

Outro elemento narrativo que me despertou interesse foi a política do jogo. O protagonista é constantemente exposto à questões sociais complexas como racismo intergalático, genocídio, ganância corporativa, corrupção, etc. Todas as suas escolhas e intervenções (ou omissões) podem ter resultados bons ou ruins mas que não é necessariamente um karma, pois o jogo te deixa impune seja você do bem (Paragon) ou do mal (Renegade).

Sem dúvidas um jogo incrível mas que precisa de um remake urgente.

Reviewed on Jan 29, 2024


2 Comments


2 months ago

lmao

2 months ago

joga os outros logo