Pra começo de conversa: uma produção muito impressionante feita por um projeto totalmente comunitário, sem CNPJs envolvidos.

Enquanto o modus operandi da maioria dos romhacks/fangames de Pokémon que estouram costuma ser corrigir algum defeito consistente da série (geralmente, a dificuldade baixa), Xenoverse procura ser acima de tudo, um jogo de Pokémon como todos os outros, abraçando todos os defeitos e qualidades da série como seus. Porta uma apresentação muito boa, e um host de Fakémons, regiões e cidades originais que cabe bem entre o acervo original, salvo algumas exceções pra melhor ou pior. Porta, também, a comum curva de dificuldade risível e uma falta de esmero notável em balanceamento dos Pokémonzinhos que aqui configuram o elenco - um tipo novo criado por estética, Pokémons com movesets inutilizáveis e distribuição de abilidades e evoluções que deixam todas as peças mais interessantes trancadas atrás de um grind incoerente. Segue uma insistência teimosa da série que o inspira, ao tornar o combate menos interessante do que ele pode ser.

Ainda assim, Xenoverse abraça um aspecto que a GameFreak cada vez mais frequentemente ignora: as raízes de JRPG do jogo. Xenoverse tem boss fights, set pieces, cutscenes como nenhum Pokémon além da 6ª geração teve, e entrega bastante na maioria delas. Isso, em conjunto com um design de rotas decente, faz com que o conjunto da obra seja não ironicamente um jogo de Pokémon totalmente original e mais interessante do que a média - certamente melhor do que o que anda saindo hoje em dia. Ressalto que um resultado destes vindo de uma equipe trabalhando 0800, com todos os envolvidos provavelmente tendo este como seu primeiro jogo, sem dúvidas configura um sucesso. Devo ressaltar também que a trilha sonora - totalmente original - bate forte demais?

O pós-game com um afavelmente cunhado “Battle Pass” mitiga alguns desses problemas, criando batalhas interessantes que estão livres de grinding maçante, porém também não vem seus defeitos - um dos piores designs de puzzle que já vi, principalmente.

A GameFreak NUNCA devia ter regredido dos sprites da Gen 5 pros 3D bunda-murcha de hoje em dia.

Já desinstalei, mas seguindo a tradição, eternizo aqui meus carinhas e carinhos.

GOAT route 1 bird

Reviewed on Mar 01, 2024


3 Comments


2 months ago

amg, a imagem to rota 1 priquito nao ta carregando infelizment...

2 months ago

@maradona corrigido, se deleite na glória dele :v

2 months ago

CARALHO q aviario foda