xenogears. o começo e o final. o alpha e o omega.

eu não esperava que esse jogo fosse se tornar tão especial pra mim. tão amado. tão essencial. achei que não seria nada demais, e que era só um jrpg ok. e até boa parte do disco 1 foi. um jogo excelente, mas nada demais, e com bastante problemas de pacing como um jrpg normal. mas me veio o segundo disco. a obra prima. o pico dos videogames. este jogo não é só um jogo... é muito mais do que isso. comparado aos outros jogos do gênero que joguei, ele aprofunda muito mais nas questões humanas e divinas. ele analisa o interior do nosso funcionamento. como percebemos a realidade. como conseguimos viver em sociedade.

porém, boa parte disso é raso, observando pelas lentes de alguém que conhece psiquiatria e filosofia. tem um universo profundo, mas não realisado. este é o desastre do disco 2. por mais que ele tenha melhorado de forma incomparável em relação ao disco 1, ele poderia ser muito mais. um universo com infinitas possibilidades.

a gameplay deixa a desejar, mas é legal e bem feita. bem enjoativa, devido ao desequilibrio entre história e gameplay. o combate tem influências de fightans, mas não aprofunda tanto quanto deveria. as animações são bem medíocres até o final do disco 1, onde começam a ficar legais. as dungeons do disco 1 são bem chatas. eu gostei delas no disco 2, são bem mais curtas.

a música poderia ser melhor, mas é excelentíssima. sofre bastante de repetição, assim como a gameplay, e fica enjoativa bem rápido. algumas músicas são extremamente lindas. mesmo com a pouca quantidade de músicas, o jogo não usa boa parte delas com a frequência que deveria, e prefere usar outras bem batidas.

os personagens são bons, com ótimo desenvolvimento, mas também poderiam ser bem melhores. o fei, krelian, citan, elly e bart são totalmente realizados e uns dos melhores personagens que já vi em mídia. mas o resto fica no fundo depois que seus arcos acabam, ou só falam coisas genéricas junto com todo o resto pra não serem 100% inúteis.

eu queria tanto que o jogo tivesse mais flashbacks, ou fizessem dos que existem mais aprofundados, talvez até jogáveis. pra mim, foram umas das melhores partes do jogo.



veredito: eu amo esse jogo, é o meu favorito até agora junto com a duologia crossbell de trails, mas não consigo recomendar. esse jogo sofre. é enjoativo em seu pior, amável em seu melhor. é muito mais longo do que deveria, e ao mesmo tempo muito mais curto do que eu queria que fosse. joguem se já tiverem experiência com outros jrpgs da época, e tiverem bastante paciência.

Reviewed on Jul 22, 2023


Comments