tá, eu AMEI UNDERTALE.

A única coisa que eu sabia desse jogo é que dava pra vencer as lutas sem matar ninguém, e foi isso que eu me propus a fazer desde o início. Essa mecânica é genial quando atrelada a um desenvolvimento de personagens riquíssimo, não só nos personagens principais como papyros, sans, etc. Lógico, esses são os mais desenvolvidos, mas todos os monstros tem seu pequeno background, todos eles tem maneiras de você ver os pontos sentimentais e faltantes deles e conseguir convence-los a não lutar, é sensacional.

Os pontos mais fortes com certeza são os personagens e a trilha sonora, HOLY SHIT A TRILHA SONORA DESSE JOGO É IM PE CÁ VEL. É sensacional ver tantas músicas que viralizaram na internet em um jogo só.

(FUN FACT: quando eu tava jogando em hotland eu tava reconhecendo aquela música, e depois de algum tempo jogando veio o estalo, ela foi usada numa música que eu amo de um artista que eu gosto demais que é o nill. Sério, se você tá lendo isso, para um segundo e coloca no youtube: "Undertale OST: 051 - Another Medium" ouve os primeiros 20 segundos e depois coloca no youtube "niLL - Bullet's" e ouve os 20 primeiros segundos.
Isso óbviamente teve um valor pra mim inestimável, foi muito foda perceber que um artista e uma musica que eu ja ouvi tanto usou a musica do jogo que eu tava jogando pra fazer o som, INCRIVEL.

Enfim, voltando, os personagens tem um carisma ímpar. Cada um é COMPLETAMENTE diferente do outro, e o mais incrível é fazer personagens TÃO carismáticos sem nenhuma voz, apenas texto e alguns sprites pixelados sem cor. Impecável.

Como eu disse, fiz o jogo sem matar ninguém, e acabei chegando no final neutro e só depois, fiz o final pacifista de verdadem, queria falar um pouco mais sobre mas não quero dar spoiler.

Gostei tanto do jogo que penso em rejogar inteiro pra fazer o final genocida pra ver como é o final, porém eu gostei tanto dos personagens que realmente não quero fazer isso com esses SERES INEXISTENTES (pra você ver como o jogo é bom em desenvolver eles).

Enfim, se é pra procurar pelo em ovo eu diria que falta um pouco de vida nos cenários, tem cenários bem bonitos como waterfall, ou o ponto que da pra ver o "core" la em hotland, ou o corredor no fim do jogo com aqueles prédios no fundo, mas na maior parte do tempo os cenários são vazios e sem muita vida.

Isso não atrapalha em nada a experiência, que jogo fantástico!

(Depois vou fazer a versão em inglês)

Reviewed on Jan 16, 2024


Comments