“The living leave traces of themselves wherever they go; and once you’re gone, it’s the traces that tell the story”

Essa frase dita por um dos personagens de Trace Memory não só descreve perfeitamente como é desbravar a mansão Edwards, local onde se passa o jogo, mas também toda a essência de jogos de mistério desse tipo, ou mais profundamente, sobre como a memória também pode ser material, como a vida continua mesmo após seu fim.

Trace Memory é curto e agridoce, assim como a vida, e te faz lembrar deste fato. Abaixo da premissa simples e pessoal há muita maturidade, com adolescentes de diferentes épocas se encontrando e se aproximando em meio à tragédias pessoais.

Contando duas histórias paralelas de forma realista e com pé no chão, esse jogo utiliza as funcionalidades do DS de forma total e com muita criatividade, e fato disso ter vindo diretamente de 2005 torna tudo mais impressionante. É único e atmosférico, com efeitos sonoros (destaque especial para os sons de passos) e músicas assombrantes, em uma ambientação simples mas muito bem realizada. Para uma experiência de uma tarde, foi bem gratificante, e mal posso esperar pelo remake.

[ps. joguei a demo do remake e… esperarei promoções]

Reviewed on Jan 16, 2024


Comments