A capa da versão japonesa desse jogo é perfeita, foi inclusive o que me deu vontade de jogar isso

Gaiares é um side-scrolling shooter belíssimo com uma mecânica única e interessante

Aqui nesse jogo você tem um satélite que te ajuda parecido com r-type, porém a diferença é que nesse jogo você rouba as habilidades dos inimigos da tela, nunca tinha visto isso até o momento, sinceramente achei genial.

Funciona da seguinte forma, você lança o satélite em inimigos do level e ele "pesquisa" se tem uma habilidade disponível pra "roubar", ele basicamente pega o exato mesmo tiro do inimigo pra usar junto de você, podendo fazer isso até 3 vezes no mesmo inimigo pra maximizar o poder do seu tiro seja deixando ele maior mais rápido enfim, muito criativo.

Essa mecânica deixou o jogo muito mais que apenas um simples jogo de navinha, fazendo você pensar qual tipo de tiro é o melhor pra enfrentar o próximo boss.

Outra mecânica que gostei bastante foi a de regular a velocidade da nave, isso é tipo muito útil, e graças a isso conseguiram dar uma variada na gameplay colocando sessões onde você apenas deve desviar de objetos caindo espinhos e afins, essa mecânica obviamente também serve pra te ajudar a desviar mais fácil dos projéteis.

Mudando de assunto, a qualidade audiovisual desse game é MARAVILHOSA foi o que eu mais gostei

Os cenários de fundo são lindíssimos, os gráficos são cheios de pequenos detalhes, usando de vários efeitos visuais pra causar um impacto visual belíssimo

A nave do maninho é meio genérica mas não é feia não.

A soundtrack é uma montanha russa, tem músicas muito muito boas como a da segunda missão e as mais ou menos, mas nenhuma realmente é ruim felizmente, todas casam perfeitamente com o que ta acontecendo na tela (vou até colocar na playlist algumas porque u de fato gostei).

E felizmente só lembro de uma queda de frame o jogo todo, esse realmente atrapalhou pqp.

Falar da parte mais importante, a dificuldade

Sim sendo um shooter tem uma dificuldade punitiva, porém esse deu uma facilitada legal colocando um escudo no início de cada level, o mesmo protegendo de até 3 hits (isso ajuda viu vai por mim)

Levei 2 horas pra terminar e nem sou tão bom nesse tipo de jogo.

A dificuldade obviamente é gradual, os 2 primeiros level são tranquilos demais, depois começa o inferninho você vai sofrer um pouco a partir do level 3

Se não fosse o boss dragão do level 5 eu teria terminando muito mais rápido.

Infelizmente nem todos os bosses são legais, tem uns 3 que são meh demais

Os que mais gostei foram o terceiro e o sexto, o design deles é lindíssimo.

Pelo menos os bosses tem uma variedade absurda, vai de uma nave gigante genérica A PRÓPRIA MORTE (essa eu ri quando eu vi)

Os primeiros 6 levels são maravilhosos por mais que difíceis

Uma pena que não posso dizer o mesmo dos dois últimos, esse me broxaram demais

O sétimo level é literalmente enfrentar todos os bosses zzzzz inclusive o que você enfrentou minutos atrás no sexto level pqp ein, se essa não fosse a penúltima fase eu teria desistido sinceramente

Como se já não bastasse a batalha com o final boss é uma das coisas mais broxantes que já vi num shooter, o dragão é mais difícil que isso.

E sim o jogo tem uma historinha sci-fi contada em forma de cutscenes com visual de anime da época (por isso a capa)

É extremamente bobinho mas eu gostei, pelo menos da um contexto a tudo ali, mas não espere nada mais do que o genérico/básico.

Gaiares foi uma experiência interessante pra mim, lembro que abri o jogo ontem e simplesmente fechei por achar chato demais

Felizmente dei uma segunda chance e fui surpreendido

Vale a pena demais experimentar por tudo que ele te entrega.

Reviewed on Apr 15, 2022


Comments