Quem não se abalou com o vídeo de um skatista fazendo manobras em dust_2, o clássico mapa de "Counter-Strike"? Em vez de rushar B ou acertar headshots de AWP, o personagem mostra um arsenal de impossibles, heel flips e manuals. Essa mistura estranha de tiroteio com o esporte do poeta Chorão é real, e existe graças a um mod para o jogo "Tony Hawk Underground 2", de 2004.

Estamos falando do THUG Pro, que atualmente é o maior responsável por manter viva a série de jogos de skate. Essa modificação, que poderia estar entre os mods mais engraçados, surgiu em 2013, com a intenção de reunir os "órfãos" que estavam há anos esperando uma nova versão dos games com assinatura da lenda Tony Hawk. O START bateu um papo com os criadores de THUG Pro para entender a história do mod e também mostrar as criações mais surreais que existem por lá.

A série Tony Hawk, que formou o gosto musical e as cicatrizes dos tombos na galera que cresceu nos anos 2000, começou com o game "Tony Hawk's Pro Skater", em 1999, mesmo ano em que o atleta acertou a manobra "900" pela primeira vez na história e mudou para sempre o esporte. Mas em 2013 ela estava abandonada pelos estúdios, com os jogadores que sobraram espalhados entre os diversos jogos da série.

O norueguês Morten, um dos desenvolvedores do mod, conta para o START que o THUG Pro começou com a ideia de transpor mapas de um jogo para outro e facilitar ajustes, mas veio numa época importante, quando o GameSpy, plataforma que possibilitava o modo online nos jogos, estava sendo desativado.

"A quantidade de jogadores estava diminuindo de forma veloz. As pessoas também estavam espalhadas por diferentes plataformas, principalmente PC e PS2. Então algo tinha de ser feito para unir os jogadores remanescentes, e tornar mais fácil para novos ou velhos jogadores voltarem para o jogo", diz. O mod acabou sendo esse lugar de união para os fãs.

https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2019/08/22/quer-andar-de-skate-em-counter-strike-conheca-o-mod-thug-pro.htm

Reviewed on Mar 07, 2021


Comments