Sonic 1 é tortuosamente virtuoso e essa característica se expressa de formas inusitadas. Um jogo de plataforma distinto de tudo que era contemporâneo, com level design guiado pela física e orientado a velocidade, característica central do personagem titular e ao mesmo tempo elemento definitivo da experiência, que traz logo de cara toda a personalidade marcante da série e que pra bem ou pra mal, se faz presente com toda a certeza, mas dificilmente atinge todo o seu potencial latente no decorrer da experiência.

Catapultado por um início vibrante e cheio de vida, o jogo gradativamente perde mais e mais cor conforme Sonic adentra nos territórios devastados pela mecanização de Robotnik, e essa ênfase na temática ecológica estabelece um senso de progressão interessante e visualmente estéril, característica que surpreendentemente se mostra como positiva nessa perspectiva

Estonteante, melódico, veloz, brutal e frustrante são as palavras que melhor perpassam tudo que Sonic1 transmite. Numa experiência divertida, mas que rapidamente se torna estressante num projeto muito embrionário do que daria forma ao modelo clássico das aventuras do personagem.

Reviewed on Jan 24, 2023


Comments