This review contains spoilers

Red Dead Redemption: A continuação perfeita de uma prequel perfeita.

Eu não gostava do John Marston antes, infelizmente no Red Dead Redemption 2 ele é meio que deixado de lado, focando apenas na história de Arthur, eu consigo entender porque foi assim, mas quando eu joguei eu pensei "esse John me parece um personagem meia boca, impossível ser tão bom quanto dizem". Graças a Deus eu estava errado.

Eu já esperava um jogo bom, mas que obviamente não conseguisse superar o sentimento que Red Dead Redemption 2 me passou, e agora, depois de zerar os 2, eu não consigo decidir qual é o melhor.

Um ex-criminoso extremamente procurado, tentando sair de sua vida de crime e se desvinculando de seu passado criminoso, se encontra na mira do governo, que o faz uma proposta: ajudar a capturar os antigos membros de sua gangue em troca da liberdade e do bem-estar de sua família.

Red Dead Redemption 2 é um jogo rico de detalhes e de coisas pra fazer, cada ida ao acampamento da gangue é uma nova interação que você tem com os personagens, as cidades são todas muito vivas, a vegetação verde e com uma grande variedade de animais, enquanto Red dead redemption 1, é solitário, é vazio, é quieto, depressivo. A vegetação amarelada, o sol escaldante, você se encontra em um local desértico, até existem interações com npc's, eventos aleatórios, missões de pessoas desconhecidas e mini-games divertidos, mas a maior parte do jogo é apenas... Vazio.

Arthur podia conversar com os membros da gangue, que eram sua família, que na maior parte do jogo estavam sempre felizes e alto astral, mas, com quem John poderia conversar? Ele perdeu seus amigos, deixado para morrer pelo seu próprio pai, o líder da gangue, perdeu seu irmão, não podia ver nem a própria família, e o objetivo dele era matar ou capturar quem um dia ele considerou seus irmãos. Você também não se sentiria solitário? Depressivo? Vazio? Essa é a exata sensação que o jogo consegue te passar, John não queria vingança, apenas o bem para sua família e ele estava disposto a fazer e sacrificar tudo por eles.

No fim não adiantou de nada, quando ele achou que tudo tinha acabado, que finalmente poderia deixar seu passado para trás e viver uma vida normal com sua família, quando finalmente vemos ele sendo um bom pai e se dando bem com o filho, tudo isso é tirado dele, inclusive sua vida.

Jack Marston tomado pela vingança, 3 anos após a morte do pai, e pouco depois da morte de sua mãe, resolve se vingar de Edgar Ross, e é aí que o jogo acaba. Não sabemos o que aconteceu com Jack depois, tudo que temos são teorias ligadas ao GTA 5 e L.A Noire sobre qual foi o destino de Jack, ele tendo sobrevivido após isso ou não levanta um questionamento, valeu a pena? Eu sei que esse é sempre o questionamento que essa conversa sobre vingança levanta, mas é um questionamento válido, valeu a pena? No epílogo nós vemos Jack como alguém solitário, se pra John só lhe restava sua família, pra Jack não lhe resta nada. Ele não tem ninguém, nós vemos essa casca de durão dele, vendo que ele passou esse tempo todo remoendo esse sentimento de raiva e desejo de vingança, sabe se lá o que aconteceu com Jack depois disso, se ele se deu bem ou não, essa não era a vida que ele deveria seguir, não era o que sua mãe nem seu pai queria, ele tendo se dado bem ou não no final, o que lhe custou? O que ele teve que sacrificar pra isso? Foi a vingança que levou John ao buraco, o mesmo poderia ter acontecido com Jack.

Você não pode ser um homem ruim e esperar que coisas boas aconteçam com você.
(Arthur Morgan)

Reviewed on Apr 12, 2024


Comments