Civil War

Civil War

released on Dec 31, 1968

Civil War

released on Dec 31, 1968

A turn-based, strategic simulation of fourteen real battles of the American Civil War. In single player mode, you play as the Confederacy, while the computer controls the Union. Each turn you have to decide how to allocate your funds on food, ammunition and salaries and choose one out of eight strategies to use in battle (four offensive, four defensive). The sides with fewer casualties wins the battle, and whoever wins eight or more battles wins the war. The game was developed at Lexington High School by students L. Cram, L. Goodie, and D. Hibbard. In 1973, it was compiled and published on "101 BASIC Computer Games" by David H. Ahl, who credited G. Paul and R. Hess of "TIES" for adding a two-player mode


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Well I certainly kept that army of racist bastards well fed.

Se considerarmos sua idade e contexto de desenvolvimento, Civil War deveria ser considerado um dos grandes clássicos progenitores dos videogames assim como Hamurabi e Lunar Lander. Sua história é particularmente similar a desse último, sendo desenvolvido no mesmo instituto de ensino (Lexington High School) como parte de um projeto discente num "minicomputador" DEC PDP-8 que sua escola tinha acesso. Posteriormente o jogo se popularizaria através da distribuição de seu código em livros clássicos como 101 BASIC Computer Games (1973) e zines e newsletters como a PCC's What To Do After You Hit Return (1975).

Diferente de Lunar Lander, entretanto, Civil War é muito menos celebrado, além de mal documentado. Quase toda informação que temos sobre o game vem do pequeno parágrafo introdutório sobre o jogo que David H. Ahl escreveu em 101 BASIC Computer Games: ele teria sido desenvolvido em 1968 pelos estudantes Larry Cram, Luther Goodie e Doug Hibbard na Lexington High School. Boa sorte tentando achar sequer alguma menção ao jogo anterior a isso. Qualquer outra informação mais antiga ou detalhada sobre a obra tem que ser inferida ou procurada em documentações adjacentes. Nem mesmo versões do código fonte original do jogo anteriores a sua publicação em 1973 parecem ter sobrevivido. O único outro registro direto sobre Civil War que encontrei anterior a 1973 foi essa entrada num catálogo antigo da Lexington High School datado de 13 de janeiro de 1970 - curiosamente, nas mesma página temos o registro de Lunar Lander.

Depois de altas googlagens, descobri algumas coisas. Em especial, descobri que não é mera coincidência que tanto Civil War quanto Lunar Lander tenham sido desenvolvidos por alunos da mesma high school. Em 1967 high schools das cidades de Lexington, Westwood, Natick, Needham e Wellesley participaram do Project Local (Laboratory Program for Computer Assisted Learning), que pesquisou o uso de computadores como ferramentas pedagógicas em contexto escolar. Esse projeto conseguiu financiamento federal e permitiu que cada escola fosse equipada com um DEC PDP-8. Na época havia até mesmo uma newsletter chamada Local Link em que educadores podiam compartilhar recursos e experiências. Mesmo após o fim do financiamento governamental o projeto continuou existindo (P.74), tornando-se uma corporação sem fins-lucrativos com verba proveniente dos próprios educadores e instituições de ensino. A Lexington High School estava, portanto, na proverbial crista da onda quando o assunto era o uso de computadores na escola.

Mesmo sendo considerado um sucesso o Project Local tem uma documentação esparsa. O catálogo do Computer History Museum tem apenas dois artefatos sobre o ele, ambos indisponíveis em formato digital. Não obstante, sua importância não pode ser negada. Ao tornar computadores acessíveis para os alunos, o projeto permitiu que uma nova geração de criadores encontrasse usos inéditos para uma tecnologia emergente.

Mas duas perguntas ficam no ar. Primeira, por que apenas na Lexington High School temos o registro de jogos desenvolvidos pelos discentes? E quanto às escolas das cidades de Westwood, Natick, Needham e Wellesley, o que aconteceu com os programas e jogos desenvolvidos nelas? E, segundo, por que a documentação de Lunar Lander é tão mais extensiva?

Como resposta para a primeira pergunta especulo que a própria natureza do Project Local tenha alguma influência nisso. Como dito anteriormente, o objetivo do Local era pesquisar o uso de computadores como ferramenta pedagógica, particularmente para matemática. A criação de jogos eletrônicos pelos alunos foi um efeito colateral da disponibilização dos computadores, não algo planejado. Talvez a Lexington High School era mais liberal quanto ao uso DEC PDP-8s pelos alunos, o que permitiu que alguns criassem projetos mais complexos e interessantes, ao passo que nas outras cidades o uso das máquinas pode ter sido mais controlado ou até limitado. Alternativamente, só estamos lidando com mais um caso de má documentação, algo que assola o estudo da emergência da computação e dos jogos eletrônicos.

Para a segunda pergunta minha resposta é ainda mais especulativa. Em suma, um desses jogos está mais diretamente conectado a uma tradição mais antiga e "acadêmica" de computação que o outro. Lunar Lander, além de demonstrar o suposto poder dos PDP-8s para simulações matemáticas, foi escrito inicialmente na linguagem FOCAL, e não BASIC. Isso por si só seria notável o suficiente para ainda em 1969 o jogo ser incluído no DECUS Program Library Catalog como uma das várias demonstrações do que os minicomputadores da DEC seriam capazes de fazer. O próprio criador do jogo, Jim Stoorer, seguiria depois a carreira de cientista da computação e ele mesmo guardou boa parte da documentação de sua obra.

Nesse sentido, Civil War é menos "acadêmico". Pelo registro do jogo no Catálogo da Lexington High School podemos ver que ele foi programado diretamente em BASIC, o que explica sua ausência do DECUS Program Library Catalog. Seus autores parecem não ter seguido a academia e uma pesquisa dos nomes deles na internet não retorna nenhum resultado pertinente.

Ou talvez seja que um game em que você controla os Confederados contra a União e tem como objetivo fazer o sul escravista vencer a guerra não ressoe muito bem com audiências modernas.