Splice

Splice

released on Jun 13, 2012

Splice

released on Jun 13, 2012

Splice is a puzzler where you are microbes that you "splice" to create a specific strand structure in a few amount of moves.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Splice foi um jogo que me chamou a atenção porque, quando você clica pra jogar, uma janela aparece pedindo pra configurar os gráficos e a única opção é “sexy”. E realmente, os gráficos são bem agradáveis, não sei se a definição de “sexy” é igual pra todas as pessoas, mas me agradou muito.

O jogo em si não se resume aos gráficos, óbvio. Splice é do gênero de quebra-cabeça com temática de organismos microscópicos onde você tem que reorganizar as células pra formar uma estrutura. É um jogo que se auto-define “artístico e experimental”. Eu confesso que demorei um bom tempo pra entender as regras do jogo. Eu tive que olhar os fóruns na central da comunidade da Steam e então eu entendi pelas explicações dos jogadores. Até há um tutorial dentro do jogo, mas são apenas imagens e não é muito explicativo.

Pra formar a estrutura-alvo, você pode realocar as células e juntá-las umas as outras. O problema é que cada célula pode ter no máximo duas “células filhas”. E você tem um número finito de jogadas, ou seja, você tem que resolver aquele quebra-cabeça em jogadas limitadas.

Um ponto muito alto do jogo, além dos gráficos, é a trilha sonora. Ela muda ao longo dos níveis e são músicas bem agradáveis de ouvir, aliviando o stress de não entender como fazer pra passar daquela fase que você tem que mover 50 células, mas só tem 4 movimentos disponíveis.

Eu queria muito que o jogo tivesse alguma espécie de dica quando você está preso em algum nível, algo limitado, mas que eu não precisasse recorrer a uma fonte externa pra entender como resolver aquela fase. Outra coisa que me irritou é que se você quer sair do jogo, você tem que ficar dando “esc” até ele voltar TODAS as fases e aí sim aparecer o menu de “Sair do jogo? Sim x Não”. É uma coisa muito pequena, mas me irritou.

No geral, eu gostei de jogar Splice, mas não me senti motivado a zerar todas as fases. Chega num ponto que eu via a estrutura de células toda desorganizada e não me dava vontade de resolver aquilo. Vou deixar na minha biblioteca da Steam, quem sabe um dia eu instale novamente.

I have to say that Splice has been one of the most interesting boring puzzle game I have played this year. Like without a doubt the mechanics of Splice work for it, and it really is quite challenging to figure out how to fit everything together and planning moves ahead of time. The main problem with Splice though is that it feels more like a lengthy mini-game than an actual game. Everything is barebones, tutorials , music, and menus. If the presentation was any better, or things were a little fancier I would certainly consider this a more interesting game to play, but as it is, it would have been better as a mini-game.