Reviews from

in the past


Como pude apenas jogar muitos anos após o lançamento, não consigo imaginar as reações que teria se o tivesse feito há 19 anos.
Shadow of the Colossus é, até hoje, um jogo único, inigualável e marcante. Praticamente todos os aspectos de um bom jogo são executados aqui: história, direção de arte e trilha sonora. Excetuando-se jogabilidade e contagem de frames, fatores que infelizmente não devem ser ignorados, SotC é definitivamente uma experiência, um acontecimento na vida de qualquer gamer.

Graphics - 4/5
Gameplay - 5/5
Story - 5/5

While buggy and sometimes the controls can be clunky, this is probably one of the most beautiful looking games I’ve seen in a while.

The colossus battles are some of the more interesting boss battle puzzles I’ve played and it shows that there was a lot of love and imagination in the game. Very reminiscent of a Legend of Zelda game before Breathe of the Wild became popular.

Also, the score is PHENOMENAL! Dark, Haunting and Whimsical all in one.


Sinto muita falta da Team Ico, eles foram uma das maiores perdas da indústria dos jogos...
Faziam obras maravilhosas e com significado em aberto que traz a interpretação própria para cada jogador.
A história desse jogo é simplesmente impecável, a mecânica simples de jogatina continua sendo divertida, a trilha sonora ABSURDA desse jogo e a ambientação extremamente vazia que te esmaga.
Esse jogo marcou minha infância por completo.

game of the years game of the century game of all time 10000★

Simplesmente um dos maiores jogos de todos os tempos.
Literalmente moldou quem eu sou hoje e eu sou grato ao Fumito Ueda e ao time de desenvolvimento por isso todos os dias.

FODA, cada colosso mais foda que o outro, 16 bosses e sente que nao repete quase nada. Um dos melhores de ps2 que ja joguei.

Uma das maiores obras dos videogames, até hoje não existe nada igual

Com certeza entra no meu top jogos de PS2.

Trás um ambiente misterioso e a sensação de solidão nele é perturbadora em certos momentos. Os bosses são marcantes e a mecânica de escalar eles é muito bem aplicada. Para a época com certeza é um 10/10

lindo, agro eu te amo, vocÊ é perfeitinha no céu dos cavalos

Alguns colossos são extremamente chatos e repetitivos (15° cof cof) e a otimização do jogo é horrível. Dito isso, esse jogo tem uma narrativa esplendorosa, gráficos lindos até hoje, trilha sonora espetacular e um final que honra tudo que foi visto no jogo. É perfeitamente entendível todo o apreço que tenham por essa obra.

Uma singularidade como videogame, mídia de entretenimento, obra de arte. Complicadíssimo reproduzir o tipo de comunidade que esse jogo gerou (Só vi Undertale no seu lançamento chegar no mesmo nível de comunidade engajada por um tempo e DDLC chegou aos pés), mas é impossível reproduzir o tipo de impacto que esse jogo gera no indivíduo que o joga
Singular.

Playing this game for the first time, seeing the Colossus appearing and thinking 'HOW AM I GOING TO DESTROY THIS' is incredible, this is a game, that I wanted to forget just to play again, see my reaction to each creature, trying to discover a strategy, see the third GIANT and think 'How? this thing is huge'

The rating was 5 stars, but I had to lower it because mechanically the game has a lot of problems

the ambience evoked by its empty world makes me feel something that no other game has ever been able to do...

there's really no other game like this. I should really play the remastered version.

Então, Shadow of the Collossus é um dos muitos clássicos do PS2 que nunca havia jogado, pois so jogava god of war e jogos licenciados tipo toy story ou homem-aranha.
mas nesse inicio de jornada por essas joias que nunca joguei escolhi o shadow of the colossus para começar, minha esperiencia com ele passou por muito amor e odio por causa da sua limitada mas competente para a época câmera e movimentação, tive muita dificuldade em alguns colossus por causa que era muito dificil de me mover pelo corpo deles com meu boneco se prendendo e flicando igual maluco as vezes porem ao mesmo tempo que me frustava por isso, amava ter que descobrir como lutar com cada colosso, apesar de algumas vezes eu ter que olhar na net pra saber oque fazer.
Uma coisa que me estressava MUITO era que toda vez ele demorava HORAS para levantar não importando oque eu fizesse, eu podia rodar e girar o analogico, apertar todos os botões incessantemente que ele continuava caido e isso me dificultou muito para passar 14° colosso,morri e tive que refazer varias vezes porque o colosso me batia enquanto eu ainda tava no chão tornando impossível desviar dos ataques dele.
E como sou noob dos games sempre caía dos bichos enquanto estava em cima dele e era insuportavel voltar para cima deles de novo pois eles NÃO faziam oque eu queria,como o colosso 5 que eu tive que esperar ele reiniciar o loop de voo dele 3 vezes para conseguir matá-lo

Meu top 3 collossos:

Em primeiro lugar vai ser o collosso 8 pois é muito bom ver subindo as paredes e voce derrubando ele.
Em segundo fica o colosso 10 que apesar de eu ficar perdido nele e ter que olhar na net porque nunca iria descobrir que tinha que usar o cavalo nele,foi um dos mais divertidos mesmo eu morrendo bastante nele.
Em teceiro fica o primeiro colosso ele é bem facil mas é muito marcante e epico.

O pior dos colossos:

O oitavo colosso foi um pesadelo que não acabava mais, ter que atrair um bicho lento e que atirava raios que me acertavam mesmo eu estando a metros de distância deles para aqueles gêiseres minusculos diversas vezes porque eu morria e morria muito foi um terror...

Dito isso

Jogo foda -_-

Team Ico’s evocative second outing is wonderfully awful at every turn, a game with enough atmosphere and ludonarrative consistency to power an entire country’s coastline off of a player’s endorphins alone.


Puta merda que jogo único, a cada colosso q tu derruba é um sentimento inexplicável.