Reviews from

in the past


Desde já agradeço qualquer um que ler isso aqui até o final :)
Essa provavelmente vai ser minha review mais longa de todas, mas eu tenho TANTO pra falar desse jogo e ele se conecta com tantas coisas pessoais minhas que ele realmente merece ser a maior review que eu puder fazer e me sinto orgulhoso de conseguir escrever tudo do jeito que eu queria.

Dois dos meus filmes preferidos da vida (Kids Return e Blue Spring, que recomendo absurdamente) tratam do mesmo assunto que esse jogo e da mesma maneira também, então já sabia bem o que esperar e mesmo assim me surpreendi MUITO. Todas as reflexões sobre a vida e o futuro que bate à porta, a melancolia, expectativas sobre os caminhos que vamos seguir, o tempo que está passando e que não temos controle nenhum sobre ele, amadurecimento, todos esses detalhes são muito presentes e realmente bem emocionantes e muito fáceis de se conectar.
É incrível ver um trabalho tão bem feito e por alguém tão apaixonado por essas histórias assim como eu (inclusive não sei se é isso mesmo, mas acho que tem uma referência de Tokyo Fist do Tsukamoto em uma parte do jogo que me deixou muito eufórico porque eu também amo muito esse filme). É simplesmente incrível, dá pra ver todo o amor por essa criação e essas referências estampado na tela a cada parte do jogo.

Pontos positivos!!!
ABSOLUTAMENTE TUDO????? Os personagens são incríveis e bem escritos, as interações entre eles são muito divertidas e naturais, os gráficos e trilhas sonoras são impecáveis, o combate é muito bem feito e realmente dá vontade de aprender todos os golpes e upar todos os atributos, os lugares são marcantes e bem distribuídos e as interações neles sempre trazem algo de diferente (o que é ainda mais importante sabendo que o jogo não tem mapa pra se guiar e quase tudo nele é só opcional).
Além de elevarem a qualidade técnica do jogo em geral, todos esses tópicos contribuem muito pro sentimento de imersão e te fazem se sentir genuinamente como um personagem presente nesse mundo, com o sistema de aulas e os compromissos da sua rotina incrementando tudo isso e realmente dando sentido pra mecânica do jogo e o modo como tudo vai sendo apresentado, sem deixar maçante nem mesmo as partes mais focadas em estudar, ler, fazer trabalhos ou assistir as aulas (que achei que seriam as partes mais fracas do jogo).

Pontos negativos!!!
Na verdade é um só, e que demorou um tempo pra realmente me afetar e causar algo negativo. No geral, o loop de gameplay é basicamente viver sua rotina fazendo as atividades espalhadas pelo mapa e ir interagindo com o mundo e os personagens, até que aconteça algum evento aleatório ou da história que faz a narrativa seguir adiante. Mas o fato de que não tem como ter ideia de quando ou como esses eventos vão acontecer, e muito menos ter algum controle sobre eles, faz com que você sempre tenha um certo receio de simplesmente perder um dia inteiro com algo que você não tem como controlar e vai acabar prejudicando seu progresso.
Na minha primeira gameplay, eu já tava quase completando todas as sidestories e prestes a pegar a maioria das conquistas quando o jogo simplesmente ACABOU. Tudo bem que já estava tendo uma construção pro final da narrativa e eu já sabia disso, mas o fato de que o último evento da história simplesmente acontece e depois disso já acabou seu save e não dá pra ter o mínimo controle disso, acaba podendo ser bem frustrante.
Não me afetou quando isso aconteceu (até porque a construção do final é muito boa e o final em si é incrível), então eu só comecei na hora outro save e fui fazendo tudo de novo. Mas algumas sidestories exigem rotinas BEM específicas e com muitas variáveis pra funcionarem, e ter esse medo de que em algum momento um evento vai acontecer e me fazer perder o dia inteiro e consequentemente todo o progresso acaba frustrando um pouco (medo esse que não é nem um pouco descabido porque acabou acontecendo TRÊS vezes comigo).
Não acho tão problemático assim, até porque acho o loop de gameplay muito bom de qualquer jeito, mas algum sistema (mesmo que seja o mais simples possível) pra controlar ou ter pelo menos uma noção do calendário de eventos ou simplesmente não permitir essa sobreposição de eventos secundários com as partes da história principal faria o jogo bem menos complicado, e não acho que ia afetar na imersão.

Mesmo que eu tenha falado bem mais sobre a parte negativa (até porque ela realmente é bem complexa), eu ainda considero esse jogo INCRÍVEL e com certeza é um dos favoritos da minha vida, poderia ficar falando ainda mais sobre os pontos positivos e essa review ia ficar maior do que já é, mas acho que o melhor jeito de mostrar os pontos positivos é recomendar que joguem e aproveitem todas as experiências que o jogo permite, principalmente os momentos mais simples (e que mais me dão saudade de viver também) como só andar por aí com seus amigos, sair pra comer e ocasionalmente sair no soco com alguém.
Também aproveitem e saiam pra dar uma volta por aí, ir em algum lugar bom e apreciar as coisas ao nosso redor, com alguma companhia ou não, realmente são momentos que valem a pena ser experienciados.

Good game but the dev is a douchebag so don't have too high expectations from him. Just look at the twitter and you'll see what I mean.