Reviews from

in the past


Good game, I just dont fw guilty gear

eu sempre fui da opinião de que jogo de luta é um artifício de auto-expressão: apesar de ter um meta e o povo adorar fazer tier list, a ideia toda é mais individualista - escolher o boneco que mais gosta esteticamente ou o que acha mais fácil mecanicamente e aí conversar com o oponente se utilizando das ferramentas de cada personagem, como um dialeto. as histórias de Sempre Querer Ficar Mais Forte ou Encontrar Um Oponente À Altura e Superar Os Próprios Limites de séries como street fighter conversam muito com a teoria do esporte, então é normal que haja uma sobreposição entre essa meritocracia narrativa e a de quem gosta de mostrar o momento evo 37 para os entes queridos e aproveitar pra explicar como funciona taxa de quadros, etc

o que se revelou pra mim nas últimas semanas de Estudo De Guilty Gear é que eu não tenho mais a ambição de aprender a jogar um jogo de luta como tinha antes. nem é questão de idade ou tempo (a gente se dedica ao que quiser), e sim de que meus interesses mudaram. eu troquei de casa e meu controle de fliperama ficou na antiga. eu não assisto mais evo e nem vejo partidas no youtube. meu último contato com a cena foi jogar o modo história de tekken 7 assim que a pandemia começou.

isso tudo é relevante pra revelação (2): mesmo sem me importar com a parte Jogo de Luta de um jogo de luta, Guilty Gear é uma Obra Completa. a estrutura de jogar o arcade mode só como um prologozinho pro modo história que é simplesmente um filme de 6 horas sem nenhuma interação do jogador no meio casa perfeitamente com a minha vontade de ver o mundo que existe atrás dos cenários das lutas sem o jogo ter que criar justificativas absurdas pra ter uma lutinha a cada dez minutos. isso mostra um respeito à própria ficção que só pode existir quando você não a vê como uma limitação de expectativas. "tem um jogo de luta complexo e profundo e, acima de tudo, estilosíssimo aqui, mas não vou deixar isso atrapalhar a história que eu quero contar só pra seguir a estrutura que foi estabelecida por outras pessoas antes."

GG não é um jogo em que você se expressa através dos personagens. conforme você começa a querer explorar eles além das cenas e jogar com eles e até abrir os lobbies online pra jogar uma rankeadinha de vez em quando, a ideia de verdade vai se mostrando: eles são tão idiossincrásicos que são eles que se expressam através de você. você é uma extensão do modo história. o online é o recreio.