Reviews from

in the past


Se passando entre o final do século XIX e o início do século XX, em um período marcado como Era Meiji no Japão e como Era Vitoriana no Reino Unido, vemos a jornada de Ryunosuke Naruhodo, um estudante da Universidade Yumei e antecessor distante do grande Phoenix Wright.

Inicialmente um estudante de inglês na Terra do Sol Nascente, o destino acabou fazendo com que ele se tornasse um advogado de defesa que cruzou os oceanos, partindo para a Terra da Rainha para completar algo que a ele foi confiado. No decorrer da jornada, vemos um crescimento enorme do Ryunosuke, deixando de ser o homem inseguro e tímido que vimos nos primeiros casos e se tornando um baita advogado.

Acompanhado de seu melhor amigo, o prodígio japonês Kazuma Asogi, e de sua assistente judicial, Susato Mikotoba, a história deles no outro lado do oceano seria iniciada, mas ninguém disse que ele ocorreria da forma que foi planejada, já que não seria um Ace Attorney sem enormes obstáculos e imprevistos no caminho dos protagonistas.

Falando do trio principal, queria ressaltar que o cast de personagens desse jogo é estupendo, muito graças a escrita fenomenal da obra que elevou muito a barra da franquia. De Ryunosuke, Kazuma e Susato a Sholmes e Iris, Gregson e Gina, Natsume e Van Zieks, todos esbanjam muita personalidade, profundidade e uma tremenda qualidade, você acaba se importando com o cast principal inteiro desse jogo.

A narrativa principal é bem intrigante, mas pouco acaba sendo resolvido nesse jogo, deixando a maioria esmagadora das tramas a serem concluídas em sua sequência, o último jogo da duologia TGAA. Por mais que sinta que isso acaba diminuindo um pouco o brilho do Adventures, eu entendo que era preciso deixar a maioria dos fatores abertos para serem resolvidos na já planejada sequência.

Eu também senti, infelizmente, que o jogo se arrasta mais do que precisava, com isso valendo principalmente pro último caso. Como não tinha muito a se resolver, eles decidiram expandir as explicações e as deduções ao máximo que foi possível, para que o produto tivesse uma boa duração, mas no final do jogo eu tava bem cansado.

Entretando, essas são as únicas reclamações que eu tenho a fazer. The Great Ace Attorney: Adventures introduziu uma nova temática à franquia que foi um verdadeiro respiro de ar fresco, já que finalmente foi possível fazer um produto afastado de Phoenix Wright e companhia. Além disso, junto desse jogo vieram novos personagens fenomenais, uma trilha sonora linda e, no geral, um jogo que eu recomendo a todos.

Estou muito ansioso pela sequência, ela promete ser ainda melhor.

Already played the fan translation about 2 years prior, but my ‘first-play through’ of the official game.

A very solid ace attorney game. Strong characters and soundtrack, with some of the best investigations in the series. However the cases themselves don’t shine when compared to other games’ cases, especially the last one. While still very good, it doesn’t hold the weight of most final cases in the series.

Not the best ace attorney game, but I really do love every game in the series so I had a lot of fun and am excited to play the sequel.